Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Enviado por / FonteDo Brasil de Fato

Professora Ana Paula Abreu Moura toma posse em cerimônia que será realizada nesta quarta-feira (3), a partir das 14h

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana Paula Abreu Moura, eleita em setembro de 2023, toma posse em cerimônia que será realizada nesta quarta-feira (3), ao lado de Silvina Fernandez, nova vice-diretora. O evento acontece no Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário, no Campus da Praia Vermelha, na Urca, a partir das 14h. 

Ana Paula é a primeira da sua família a entrar na universidade e foi eleita com o objetivo de “trazer a questão racial para dentro do currículo” na proposta de campanha da chapa. Em entrevista ao portal da Associação dos Docentes da UFRJ (AdUFRJ), ela disse nunca imaginar ocupar um cargo como esse na vida. 

“Cresci na Ilha do Boqueirão (perto da Ilha do Governador), muito isolada. Com oito anos, pegava uma embarcação em um trajeto de 40 minutos, e depois andava dois quilômetros até o Bananal, para então chegar ao ponto de ônibus. Eu luto pelo direito à Educação, pela Educação de Jovens e Adultos, porque na minha vida esse direito também foi conquistado com muito suor (…) Nós, que somos negros, carregamos no corpo e na alma as cicatrizes do que é ser negro em uma sociedade racista. Minha candidatura vem do reconhecimento do poder das instituições públicas em formar minha identidade e do papel que posso cumprir para fortalecer essas instituições”, disse em trecho da entrevista.

A nova diretora é professora da UFRJ desde 2010. Além das atividades de docência, é coordenadora do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica – Ênfase Educação de Jovens e Adultos e coordenadora na Extensão Universitária do Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos.

Ana Paula tem graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização de jovens e adultos, formação de alfabetizadores, extensão universitária, leitura e escrita e educação e direitos humanos.

Como diretora da Faculdade de Educação tem como desafio elaborar um Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), que funciona como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), mas localizado.

+ sobre o tema

para lembrar

Lançados relatório da Comissão Tripartite e revista do Observatório da Igualdade de Gênero

Foi apresentado nesta quinta (17/12), no auditório da Secretaria...

Estudante cabo-verdiana é assassinada no Brasil

Namorado, de nacionalidade brasileira, poderá ser o autor do...

Domésticas serão indenizadas em caso de prática de assédio moral e agressão física

Domésticas podem aplicar justa causa nos patrões   Empregadas domésticas amparadas...
spot_imgspot_img

TSE realiza primeira sessão na história com duas ministras negras

O TSE realizou nesta quinta (9) a primeira sessão de sua história com participação de duas ministras negras e a quarta com mais ministras...

Em reunião com a ministra das Mulheres, movimentos denunciam casos de estupros e violência em abrigos para atingidos pelas enchentes no RS

Movimentos feministas participaram de uma reunião emergencial com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no final da tarde desta terça-feira (7), de forma online....

Documentário sobre Ruth de Souza reverencia todas as mulheres pretas

Num dia 8 feito hoje, Ruth de Souza estreava no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O ano era 1945. Num dia 12, feito...
-+=