Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

Líder foi assassinada em 2023 por denunciar violência contra quilombolas; comunidade fica em Simões Filho (BA)

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadeteassassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo governo federal.

Localizado em Simões Filho (BA), o quilombo até então só tinha o certificado de comunidade quilombola da Fundação Cultural Palmares.

Agora, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) também reconhece o local, o que representa um avanço rumo à titulação da terra, etapa final do processo de posse de um território quilombola pela comunidade.

Bernadete Pacífico era líder quilombola na Bahia e coordenadora da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) – Conaq/Divulgação

A Portaria nº 445, de 5 de abril de 2024, foi publicada nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU) e já está em vigor.

Mãe Bernadete era líder da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e desempenhava papel significativo na luta pelo reconhecimento das terras quilombolas de Pitanga dos Palmares. Em 2023, ela foi executada em sua própria casa.

A líder foi responsável durante anos por denunciar a violência cometida contra a população quilombola e a tentativa de tomada das terras.

A luta de Bernadete contra os ataques a terreiros e o assassinato de lideranças religiosas de matriz africana havia se intensificado em 2017, após o assassinato de seu filho Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, líder conhecido como Binho.

Além de Pitanga dos Palmares, a comunidade Jiboia, localizada nos municípios baianos de Antônio Gonçalves e Filadélfia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo por meio da portaria 447, de 5 de abril de 2024, publicada no DOU.

QUILOMBO PITANGA DOS PALMARES

Pitanga dos Palmares tem 289 famílias assentadas em 854,2 hectares de terras, conforme o relatório técnico de identificação e delimitação elaborado pelo Incra e divulgado em 2017. O município de Simões Filho, onde está a comunidade, foi fundado em 1961 e faz parte da região metropolitana de Salvador.

De acordo com dados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município tem uma população de 114.441 pessoas. Dessas, 3.574 são quilombolas.

A ausência de titulação torna a área vulnerável e, consequentemente, alvo de especulação imobiliária. Entretanto, mais de 2.000 famílias vivem em todo o distrito de Pitanga Palmares, muitas formadas a partir da chegada de trabalhadores e trabalhadoras para o polo industrial de Camaçari.

Segundo informação disponibilizada no blog da comunidade Pitanga dos Palmares, a economia do quilombo gira em torno das atividades de pesca, agricultura familiar e artesanatos feitos com “piaçava”, palmeira nativa encontrada nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Sergipe e Bahia.

Conforme o Mapa de Conflitos da Fiocruz, a comunidade tem suportado diversos impactos diretos e indiretos de grandes empreendimentos públicos e privados ao longo dos anos, como a construção do Complexo Penitenciário Simões Filho, inaugurado em 2007, as obras na rodovia BA-093 e o projeto de construção da Variante Ferroviária de Camaçari, aprovado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em 2009.

Além da insegurança, Pitanga dos Palmares enfrenta desmatamento e poluição dos canais hídricos, com riscos à saúde da população.

+ sobre o tema

“O nascimento da crônica”, por Machado de Assis

Há um meio certo de começar a crônica por...

O nada discreto charme da burguesia brasileira. Nos EUA

Reportagem do The New York Times revela espanto com...

Tyson Gay diz que é hora de se impor contra Bolt ou se cala

O velocista norte-americano Tyson Gay não mediu suas palavras...

28 atletas mostram que a Rio 2016 foi a Olimpíada dos cabelos crespos

Teve pedido de casamento lésbico e gay. Teve nordestino levando prata e negra periférica levando...

para lembrar

Um conversa com Luedji Luna sobre África, São Paulo e a música baiana

Revelação baiana, Luedji Luna é um dos destaques do...

Game Rock Band de Jimi Hendrix deve ser lançado ainda neste ano

O game Rock Band inspirado no guitarrista Jimi Hendrix...

Pesquisa confirma: negros são desfavorecidos no setor metalúrgico

Uma pesquisa encomendada pela  Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT...

Miriam Makeba é homenageada pelo Google no dia do 81º aniversário

Miriam Makeba, ou Zenzile Miriam Makeba com seu nome...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...
-+=