Comentários racistas de radialista causam polêmica na Argentina

O Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (Inadi) da Argentina condenou nesta quarta-feira os insultos racistas proferidos por um radialista contra o colombiano Teófilo Gutiérrez, do River Plate, em plena transmissão de uma partida disputada no último domingo.

Alberto Raimundi, comentarista da Radio Revolución desencadeou uma grande polêmica ao chamar o atacante de “negro de merda”.

“Que os torcedores do River me desculpem. Estou de saco cheio deste cara, para mim, é um negro de merda, que tem uma sorte incrível”, disse o radialista depois do gol de empate marcado por Gutiérrez, na partida que terminou com o placar de 1 a 1, pela primeira rodada do Campeonato Argentino de primeira divisão.

“Me dá raiva que caras como este, uma mau caráter, tenham esta sorte”, acrescentou.

Os comentários racistas geraram inúmeras reações nas redes sociais, com vários torcedores do River defendendo o jogador, que também postou uma mensagem.

“É tão lindo ser negro”, publicou o colombiano no Twitter.

Já Raimundi pediu desculpas na sua página do Facebook. “Peço desculpas fundamentalmente a Teófilo Gutiérrez e a todos aqueles que possam ter se sentido ofendidos”, afirmou o radialista, antes de enfatizar: “não sou racista, de maneira alguma”.

Nesta quarta-feira, porém, Raimundi causou ainda mais controvérsia ao tentar justificar os insultos.

“Eu me equivoquei ao usar uma palavra que, aqui no meu país, se usa quatro milhões de vezes por minuto, em todo o território nacional, para significar geralmente ‘alguém de quem não gostamos’, e não por racismo explícito”, explicou.

Por considerar que os insultos tinham um respaldo maior por terem sido proferidos em um meio de comunicação, o INADI resolveu notificar o comentarista judicialmente para comparecer na próxima semana.

A DAIA, maior representação política da comunidade judaica argentina, também condenou as declarações de Raimundi, ao considerá-las “racistas e discriminatórias”.

“As palavras de índole racista referidos ao jogador colombiano Teófilo Gutiérrez são injustificáveis e não admitem explicação”, denunciou a entidade.

Gutiérrez, de 29 anos, é um dos jogadores mais famosos do Campeonato Argentino. Na última Copa do Mundo, foi titular da seleção colombiana que chegou às quartas de final.

+ sobre o tema

Maria José Anacleto Cunha

Vítima: MARIA JOSÉ ANACLETO CUNHA Ação de Indenização pó...

O esporte é incapaz de curar o ódio racial

Chocado com as imagens que correram o mundo de...

Zagueiro que acusa Terry de racismo é ameaçado de morte

Após receber insultos racistas de John Terry durante o...

para lembrar

Ser negro ou não ser: a questão de Caio e de todo o Brasil

Nessa terça (05), o namorado da Youtuber Jout Jout,...

Procuradoria-geral da República investigará SBT por apologia ao crime

  Órgão aceitou o requerimento enviado pela deputada...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=