Farm representa Iemanjá com modelo branca e causa polêmica na web

O que era para ser uma homenagem se tornou uma enorme polêmica religiosa. Em comemoração ao dia de Nossa Senhora da Conceição, comemorado na segunda-feira, que no sincretismo religioso corresponde a Iemanjá, a loja Farm postou uma foto, em sua conta do Instagram, de uma modelo branca representando o orixá. Os usuários criticaram a escolha da modelo e colocaram em pauta a ausência de meninas negras nos catálogos de moda.

Júlia Amin e Thais Carreiro (estagiárias)* no Extra 

iemanja2

“Querem usar estampa africana usando cultura preta e tem nem coragem de colocar alguém que realmente represente isso…”, questionou uma jovem. Uma outra complementa: “verdade Farm, faltou minas negras na coleção de vocês”. Outra seguidora vai além: “O problema é que todos amam a cultura negra, mas nem todos amam os negros. Uma modelo negra seria pedir demais pra representar a cultura negra, sentido não precisa mais né?”.

leia também: Erika Januza faz ensaio inspirada em Oxum

Farm-polemica-Iemanja

Farm-polemica-Iemanja2

Para o interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), babalawo Ivanir dos Santos, seria coerente que a loja representasse Iemanjá com uma modelo negra. Ele explica, entretanto, que na cultura iorubá, de onde vem o orixá, Iemanjá é o mar.

— Para o povo iorubá, Iemanjá é o mar, não tem forma nenhuma, não é sereia, nem mulher. A figura negra ou branca vem do sincretismo com a sereia da umbanda e com santos católico. No entanto, se a homenagem feita pela loja quisesse preservar o culto de onde Iemanjá vem, eles deveriam ter colocado uma modelo negra — afirma Ivanir.

A marca, no entanto, diz que a imagem não tinha intuito de representar bandeiras de religião ou raça. Segundo André Carvalhal, gerente de marketing da Farm, a foto faz parte do catálogo de Carnaval da marca.

“Não era de exaltação de nada, nem ninguém. É uma fantasia. Fantasia não tem raça, pode ser usada por qualquer um. Não representa bandeira alguma da marca seja de sexo, religião ou raça”, afirmou André.

*Sob supervisão de Thaís Sousa

 

Leia mais sobre Patrimônio Cultural

+ sobre o tema

Um documentário contra o racismo

Por jns Arte Contra o Preconceito A trama...

‘Empresa com política de diversidade entende melhor o cliente’

Especialista em diversidade étnico-racial, consultora Patrícia de Jesus defende...

MP vai apurar suspeita de racismo de Danilo Gentili no Twitter

MP vai apurar suspeita de racismo de Danilo Gentili...

para lembrar

Caminhos da Reportagem recebe Menção Honrosa do Prêmio Vladimir Herzog

“A Pele Negra”, episódio do programa Caminhos da Reportagem,...

Cidade e desigualdades: uma perspectiva de raça e gênero

Apesar das várias formas que a arquitetura e o...

Caso Rodrigo Branco. Até quando nós, brancos, vamos deixar racismo para lá?

Na segunda-feira à noite, um guia turístico "amigo" de...

O que o racismo tem a ver com a violência policial?

Por: Monique evelle Preciso reforçar o quanto 2014 começou f*da!...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=