Políticas brasileiras de combate ao racismo são exemplos mundiais, diz Pnud

 A experiência brasileira na implementação de políticas públicas que visam ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial são exemplos mundiais e devem ser compartilhadas com outros países. A avaliação é do representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Jorge Chedieck.
Ao discursar no dia (21) dia “Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial”,  ele citou como iniciativas bem-sucedidas a adoção das cotas e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que prevê punição a quem cometer discriminação baseada na raça.
“O Brasil assumiu que tinha uma série de problemas nessa área e está implementando ações [para resolver a questão]. O progresso dos últimos anos, como a adoção das cotas e de novos parâmetros na legislação, mostra que é possível reduzir e até eliminar o passivo [de desigualdade racial] em pouco tempo”, disse.
afrika 12
Para ressaltar os desafios que o país e o mundo têm pela frente no combate ao racismo, Jorge Chedieck fez alusão a um discurso do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, símbolo da luta pacífica contra a segregação racial, e disse que “até o dia em que todas as pessoas percebam que a cor da pele de alguém é menos importante do que a cor de seus sonhos, termos que manter essa luta”.
A Seppir ( Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial),  foi criada por medida provisória em 21 de março de 2003, data em que é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharperville, quando 69 pessoas negras foram assassinadas durante manifestação pacífica na África do Sul, em 1960, pela polícia do antigo regime segregacionista do apartheid.

+ sobre o tema

Morte de jovem negro no Missouri reaviva discussão sobre racismo nos EUA

A pequena cidade de Ferguson, no Missouri (centro dos...

‘Mister Brau’, da Globo, é notícia no Reino Unido por abordar racismo

Jornal britânico ‘The Guardian’ publicou artigo que trata da...

Racismo que matou João e vitimou Miguel encontra reação nas urnas

O racismo desvaloriza as vidas negras. João Alberto Silveira...

para lembrar

Caso Carrefour: Entidades da sociedade civil cobram resposta do Estado

S. Paulo - Entidades da sociedade civil e do...

PMs são condenados a 96 anos de prisão por obrigar 17 adolescentes a pular em rio

Policiais militares do Recife foram condenados a 96 anos de reclusão...

Lula começa civilizando o governo

Discretamente após a vitória nas urnas, intensamente após a...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=