“Nenhum africano é estrangeiro em África!”

Achille Mbembe escreveu sobre a violência contra os estrangeiros na África do Sul.

Do REDE ANGOLA

O filósofo, cientista político e intelectual camaronês Achille Mbembe, autor do livro Crítica da Razão Negra, escreveu ontem sobre a violência xenófoba na África do Sul, esse “cancro que metastizou”, nas suas palavras, chegando à conclusão que “a actual caça aos ‘estrangeiros’ é produto de uma complexa cadeia de cumplicidades – algumas vocais e explícitas e outras tácticas”. Na base de tudo, as acções do próprio governo que, “através das suas novas medidas anti-imigração”, tenta até ilegalizar imigrantes que estavam legais.

Num artigo publicado no site Africa is a Country, Mbembe afirma que, à diferença da última vaga de violência xenófoba no país, em 2008, quando morreram 72 estrangeiros, esta tem uns “rudimentos” de ideologia subjacente, uma “aparência de discurso destinada a justificar as atrocidades”, que são mais negros, que são usados pelos brancos que preferem explorá-los a contratar sul-africanos, que roubam os empregos aos sul-africanos, etc.

No entanto, “nenhum africano é estrangeiro em África!”, exclama Mbembe. “É a África que pertencemos todos,  não obstante o disparate das nossas fronteiras. Nenhum chauvinismo nacional apagará isso. Nenhuma deportação apagará isso”, acrescenta.

Para o filósofo, em vez de derramar sangue africano, todos os africanos deviam estar a reconstruir o continente e colocar um ponto final a “uma longa e dolorosa história – que, durante demasiado tempo, tem ditado que ser negro (não importa onde ou quando) é uma desvantagem”.

Mbembe está convencido que cada golpe contra um estrangeiro na África do Sul “abre uma ferida enorme que nunca poderá ser curada. Ou se a conseguirmos curar, deverá deixar ‘nesses estrangeiros’ o tipo de cicatrizes que nunca mais poderão ser removidas”.

E, pergunta, como o governo sul-africano é incapaz de defender os estrangeiros desta violência, como nada faz para demover quem ataca, nem protege quem é atacado, será que não chegou a altura de apelar a uma autoridade superior para intervir na questão? “A África do Sul assinou a maior parte das convenções internacionais, incluindo a convenção que estabeleceu o Tribunal Penal Internacional de Haia. Alguns dos instigadores da actuar ‘época de caça’ são conhecidos. Alguns têm feito discursos políticos a incitar ao ódio. Haverá alguma forma de os remeter para Haia? A impunidade alimenta impunidade e atrocidades. É o caminho mais curto para o genocídio. Se esses perpetradores não podem ser trazidos à justiça pelo Estado sul-africano, não terá chegado a altura de apelar a uma jurisdição superior para que lidem com eles?”

+ sobre o tema

Entrevista com Maria Teresa, ex-escrava, em 1973

Importante relato sobre a escravidão no Brasil, uma entrevista...

‘1,17 milhão de quilombolas vivem no limite da miserabilidade’

A ministra da Secretaria Nacional de Políticas de...

para lembrar

Denzel Washington recebe o prêmio Cecil B. DeMille no Globo de Ouro 2016

A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood escolheu Denzel...

Haitianos gravam vídeo em resposta às críticas de Luciano Huck

“Depois do que vi, acho que a humanidade não...

Uma homenagem da diáspora para Manu Dibango

A palavra “mano” não era uma palavra típica da...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=