Pacificação na Maré é sinônimo do medo

Não temos a garantia de um dia de paz. Linha Amarela interditada, uma pessoa baleada, crianças sem aula, trabalhadores sem poderem ir trabalhar e o dia repleto de tiroteios. É rotina no Complexo da Maré. Hoje, a chuva que caiu na Maré foi de ‘bala’. Os moradores da Nova Holanda, Baixa do Sapateiro, Vila do Pinheiro e Vila do João sofreram o dia inteiro com trocas de tiro entre policiais do Bope e criminosos armados.

Por Walmyr Junior Do Jornal do Brasil

A militarização do território, com a desculpa de pacificar a favela, revela o interesse real do Estado: promover o medo e a morte. O clima de constante insegurança nos faz sentir na pele o teor de uma guerra sem fim. Aterrorizando o meu e o dia a dia e de muita gente que mora aqui.

Entre helicópteros e blindados do Bope, entre fuzis e granadas da polícia está a criança indo para a escola com medo de não ter aula, o trabalhador que sai de casa com medo para a sua jornada, por não saber se dorme em casa quando estiver voltando da labuta, o jovem estudante que caminha com medo por ser estereotipado apenas por ser preto e pobre. Além disso, todos esses atores e atrizes carregam um sentimento em comum: o medo de ser a próxima vítima da guerra.

Por que não há a paz com tanta polícia dentro da favela?

Quero responder a essa pergunta com outra pergunta: por que a única coisa que o Governo manda para a favela é a polícia? Instauraram uma guerra dentro do nosso quintal e criaram o mito da guerra as drogas só para alimentar o sentimento de medo dentro da cabeça do nosso povo. Não aguentamos mais essa tortura.

Se a polícia fosse sinal de paz dentro do território, não passaríamos pelo que passamos diariamente no Complexo da Maré. Somos obrigados a conviver com tanta contradição. Falta hospital, escola, saneamento, lazer e tantas outras coisas, mas o Estado só manda polícia, polícia, polícia.

Quero problematizar esse conceito de ‘pacificação’ que vem sendo muito usado na política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o dicionário, a pacificação “é a ação ou efeito de pacificar (tornar pacífico); ação que consiste no restabelecimento da paz”. Aqui na Maré, pacificação é sinônimo medo e morte, produto de uma guerra criada pelo Estado.

O que está correto, o sinônimo de pacificação do dicionário ou o da favela??

* Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor e representante do Coletivo Enegrecer no Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ. 

+ sobre o tema

Parcialidade das investigações compromete combate à violência policial

Ser ameaçado, agredido e torturado pela polícia, denunciar à...

Bullying: Conselho responsabiliza diretora por bullying e racismo

Estudantes de escola estadual de Campo Grande sofreram agressões...

Negros são representados em manual de segurança da PM como criminosos

Um material de divulgação distribuído pela Polícia Militar paulista...

SOS Racismo satisfeita com condenação de Mário Machado

A associação SOS Racismo congratulou-se hoje com a condenação...

para lembrar

Ator que estapeou funcionário de loja diz ter sofrido racismo

Katt Williams se desentendeu com um funcionário de uma...

Soldados, cabos e sargentos querem o fim da Polícia Militar

Soldados, cabos e sargentos querem desmilitarização para que...

Os campos de cultivo de morangos na Grécia: Exploração e Racismo

Pelo menos 28 trabalhadores bangladeshianos, de um campo cultivo...

Contratações em tecnologia perpetuam exclusão social e dificultam diversidade

Um relatório conduzido pela McKinsey & Company, com mais...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=