Professor estadual que debateu violência policial com alunos sofre represália e ameaças de policiais

Foi realizado na escola E. E. Prof. Aggêo Pereira do Amaral o Colóquio “Os 40 anos de Vigiar e Punir e o sistema carcerário brasileiro”, atividade que contou com a participação de um padre debatendo o papel da Pastoral Carcerária, de um advogado discutindo os Direitos Humanos e do Levante Popular da Juventude abordando os impactos da redução da maioridade penal.

Do Sorocaba de Verdade

As palestras encerraram uma discussão iniciada com debates promovidos em sala de aula a partir de leituras baseadas em Foucault e outros. Os alunos produziram vários trabalhos debatendo a situação das mulheres no presídio, a superlotação, a função social do sistema carcerário, a situação vivenciada pelas travestis presas e abordaram muitas questões que levavam a um tema em potencial: a violência policial.

 

12003305_856659277787546_7338896384408869789_n

Entretanto, a temática não foi aceita por diversas pessoas e páginas nas redes sociais. No Facebook, algumas páginas sorocabanas e até de apoiadores da Admiradores da ROTA reagiram de forma ofensiva as atividades promovidas pela escola. Policiais disseram se sentir ofendidos e em função disso afirmaram que processariam o professor envolvido com a atividade.

Mas as ameaças não pararam por aí. A escola recebeu também a visita de três policiais que, com a justificativa de “estarem fazendo uma ronda na unidade”, buscavam intimidar o professor.

A escola, por sua vez, já conta com um advogado e o apoio dos pais, que se mostratam solidários ao professor envolvido no episódio.

+ sobre o tema

Falhas de política para refugiados aumentam xenofobia na Itália

por Stefan Troendle Ilha de Lampedusa é o exemplo...

Racismo contra Titi e Bless é prova de que nada mudou desde a escravidão

"Pretos imundos", alegando que eles deveriam "voltar para a...

‘Não queria sair de casa’, diz jovem que sofreu racismo nas redes sociais

Maria das Dores foi hostilizada ao postar uma imagem...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições...

para lembrar

Asfixia, a síntese do Brasil

Em meados de julho de 2020 surgiu a notícia...

Câmara aprova mudança na Lei de Cotas da educação

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira...

Em memória dos que perdemos

O recém-aprovado relatório da CPI da Covid centrou esforços...
spot_imgspot_img

Prisão de torcedores deveria servir de exemplo para o futebol brasileiro

A condenação de três torcedores racistas na Espanha demonstra que, apesar da demora, estamos avançando em termos de uma sociedade que quer viver livre...

Futuro da gestão escolar

A educação pública precisa de muitos parceiros para funcionar. É dever do Estado e da família, com colaboração da sociedade, promover a educação de todas as...

Educação para além dos muros da escola

Você pode fornecer escolas de qualidade para os mais pobres e, mesmo assim, talvez não veja a mudança na realidade do país que se...
-+=