Professor estadual que debateu violência policial com alunos sofre represália e ameaças de policiais

Foi realizado na escola E. E. Prof. Aggêo Pereira do Amaral o Colóquio “Os 40 anos de Vigiar e Punir e o sistema carcerário brasileiro”, atividade que contou com a participação de um padre debatendo o papel da Pastoral Carcerária, de um advogado discutindo os Direitos Humanos e do Levante Popular da Juventude abordando os impactos da redução da maioridade penal.

Do Sorocaba de Verdade

As palestras encerraram uma discussão iniciada com debates promovidos em sala de aula a partir de leituras baseadas em Foucault e outros. Os alunos produziram vários trabalhos debatendo a situação das mulheres no presídio, a superlotação, a função social do sistema carcerário, a situação vivenciada pelas travestis presas e abordaram muitas questões que levavam a um tema em potencial: a violência policial.

 

12003305_856659277787546_7338896384408869789_n

Entretanto, a temática não foi aceita por diversas pessoas e páginas nas redes sociais. No Facebook, algumas páginas sorocabanas e até de apoiadores da Admiradores da ROTA reagiram de forma ofensiva as atividades promovidas pela escola. Policiais disseram se sentir ofendidos e em função disso afirmaram que processariam o professor envolvido com a atividade.

Mas as ameaças não pararam por aí. A escola recebeu também a visita de três policiais que, com a justificativa de “estarem fazendo uma ronda na unidade”, buscavam intimidar o professor.

A escola, por sua vez, já conta com um advogado e o apoio dos pais, que se mostratam solidários ao professor envolvido no episódio.

+ sobre o tema

Primeira lei de combate ao racismo completa 61 anos

  Após 61 anos da criação da Lei...

Contra a territorização evangélica de qualquer lugar

As cenas de traficantes da Região da Ilha do...

Comerciante cospe no rosto de copeira, xinga-a de “negra safada” e acaba preso

Por: Mara Puljiz Família diz que ele tem problemas psiquiátricos Uma...

para lembrar

Rodolfo, do Lokomotiv, faz coro com Zico e reclama do racismo no futebol russo

Fonte: Írohín Jornal Online O técnico Zico, do CSKA Moscou,...

Quando você fala de justiça climática, você fala de racismo?

Nos últimos anos, o termo “justiça climática” tem sido...

Casting de modelos negros agita Casa de Criadores

- Fonte: Folha de São Paulo - Dupla...

Portugal : Em seis anos foram abertos 154 processos de contraordenação por racismo

Nos últimos seis anos foram abertos 154 processos de...
spot_imgspot_img

Em memória dos Pretos Novos

Os mortos falam. Não estou me referindo a nenhum episódio da série de investigação criminal CSI (Crime Scene Investigation) ou à existência de vida após a...

Desafios mortais na internet são urgência que o Congresso ignora

Uma menina morreu. Podia ser sua filha, neta, sobrinha, afilhada. Sarah Raíssa Pereira de Castro tinha 8 aninhos e a vida inteira pela frente....

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...
-+=