Professor estadual que debateu violência policial com alunos sofre represália e ameaças de policiais

Foi realizado na escola E. E. Prof. Aggêo Pereira do Amaral o Colóquio “Os 40 anos de Vigiar e Punir e o sistema carcerário brasileiro”, atividade que contou com a participação de um padre debatendo o papel da Pastoral Carcerária, de um advogado discutindo os Direitos Humanos e do Levante Popular da Juventude abordando os impactos da redução da maioridade penal.

Do Sorocaba de Verdade

As palestras encerraram uma discussão iniciada com debates promovidos em sala de aula a partir de leituras baseadas em Foucault e outros. Os alunos produziram vários trabalhos debatendo a situação das mulheres no presídio, a superlotação, a função social do sistema carcerário, a situação vivenciada pelas travestis presas e abordaram muitas questões que levavam a um tema em potencial: a violência policial.

 

12003305_856659277787546_7338896384408869789_n

Entretanto, a temática não foi aceita por diversas pessoas e páginas nas redes sociais. No Facebook, algumas páginas sorocabanas e até de apoiadores da Admiradores da ROTA reagiram de forma ofensiva as atividades promovidas pela escola. Policiais disseram se sentir ofendidos e em função disso afirmaram que processariam o professor envolvido com a atividade.

Mas as ameaças não pararam por aí. A escola recebeu também a visita de três policiais que, com a justificativa de “estarem fazendo uma ronda na unidade”, buscavam intimidar o professor.

A escola, por sua vez, já conta com um advogado e o apoio dos pais, que se mostratam solidários ao professor envolvido no episódio.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=