Projeto Raízes de Áfricas abre inscrições para 7º Encontro Etnicidades Brasil

Que Novembro é Esse?

O mês de novembro é historicamente ligado as comemorações da comunidade negra; memórias e histórias e celebrado como mês da consciência negra.

Alagoas é o Estado mais homofóbico do País. Alagoas é o estado com maior desigualdade racial do país. Alagoas é o estado mais violento do país. Alagoas é o estado com o maior número de analfabetos no país. E Alagoas “esquece” o humano que existe nos moradores da rua.
Como trabalhar, a partir da multiplicidade das crescentes desigualdades sociais na terra de Zumbi, uma consciência crítica buscando estimular o surgimento de outras vozes e novos sujeitos como possibilidades de desenvolvimento humano.

Como implantar uma atividade permanente de encontros entre os grupos, ditos minoritários, com o objetivo de discutir a poesia como compromisso social que traduza as multifacetadas representações e papéis sociais estabelecendo espaços para a reflexão sobre as diversas formas de discriminação é essa a meta do Projeto Raízes de Áfricas com a realização do 7º Encontro Etnicidades Brasil: Que Novembro é Esse? A Consciência de Novembro e a Poesia Marginalmente Alternativa. Dos becos do Mundo para o Universo das Alagoas”.

O referido Projeto busca investigar o lugar reservado à Literatura Marginal problematizando a inserção das temáticas negr@s LGBT, índi@s, deficientes, menores de rua, na literatura tradicional. Pretendemos trazer a atenção do público das ruas, bares e praças para um tipo de literatura que ainda vive a ditadura de padrões sociais pré-estabelecidos.

Com a parceria permanente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas Ministério da Igualdade Racial e Ministério da Educação/SECAD, BRASKEM entre outras o Projeto Raízes de Áfricas vem realizando ao longo do ano e de alguns novembros diversos Encontros Étnicos, como experiências de interlocução discursiva e propositiva com a sociedade alagoana e de outros estados da federação na busca do entendimento mais profundo sobre o panorama múltiplo de participação da sociedade contemporânea na revisão histórica e conceitual da arquitetura africana em terras alagoanas.

O Projeto: Que Novembro é Esse? A Consciência de Novembro e a Poesia Marginalmente Alternativa “Dos becos do Mundo para o Universo das Alagoas”, visa intermediar a relação entre a consciência de novembro e a consciência do “outro” SER, “marginalizado” no sentido político-cultural ao expor de forma positiva que diferenças, diversidade, alteridade culturais não significam inferioridade nem justificam um padrão único de comportamento.

O que é Poesia Marginal?

Poesia Marginal foi um movimento cultural fundado nos anos 70, como prática poética marcada pelo artesanal, por poetas e poetizas que queriam se expressar livremente em época de ditadura, buscando caminhos alternativos para distribuir poesia e revelar novas vozes poéticas.

Vale a pena possibilitar a reflexão sobre os significados sócio-culturais da ausência do envolvimento da literatura padrão com realidades cotidianas.

E além precisamos reinventar uma boa prosa para que vozes poéticas que são emudecidas possam encher cantos, recantos, encantos com as mais saudáveis diferenças.

Fonte: Cada Minuto

+ sobre o tema

Miss Universo: África do Sul

A Miss África do Sul, Bokang Montjane, de 24...

Um lado obscuro nigeriano: ‘Hibisco roxo’, de Chimamanda Ngozi Adichie

Fanatismo, violência, repressão e descobertas acerca da vida são...

Como eu dominei o vento – William Kamkwamba

Para ler por em portuges escolha subtitulos em português Obrigado....

Presidente do Flamengo demite o técnico Andrade e o vice de futebol

  A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, demitiu...

para lembrar

Disco inédito de John Coltrane será lançado 55 anos depois de ser gravado

O quarteto do saxofonista gravou em 1963 uma sessão...

Movimento Negro e Movimentos Populares farão “ROLÉ CONTRA O RACISMO”

  Dezenas de organizações do movimento negro e entidades sociais...

Bahia: Sintese das ações da Sepromi em 2009

Por: Luiza Barros Este Relatório das ações desenvolvidas...

Desmond Tutu: Mandela segue unindo África do Sul apesar de seu estado

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela continua...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=