Barueri: Consciência Negra 2010

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, por intermédio da Assessoria de Combate ao Racismo do município e em parceria com a entidade Anid – Ação Negra de Integração e Desenvolvimento, realiza na Semana da Consciência Negra (20 de novembro) uma série de eventos comemorativos a uma data reflexiva para os assuntos ligados às questões de gênero e raça, diversidade, igualdade e ações afirmativas.

As ações terão início no dia 10 de novembro e segue até o dia 19, com dois cursos: o primeiro é a Oficina de Arte e Pinturas em Gesso (moldura e pintura afro), das 13 às 17 horas; e o segundo é a Oficina Afro-cultural Amarração (nós) em tecido, Percussão e Torso e Beleza Negra, das 16 às 20 horas. Ambas as oficinas são totalmente gratuitas e serão realizadas no Centro Cultural de Barueri, e as inscrições já estão abertas.

No dia 13 de novembro acontece uma caminhada em homenagem a Zumbi dos Palmares – a saída será na rotatória confluente das avenidas 26 de Março e Henriqueta Mendes Guerra, no Jardim Belval, próximo à Anid, com encerramento no bulevar central.

Já no dia 17, quarta-feira, às 19 horas, a Câmara Municipal de Barueri abre espaço para mais uma edição do ciclo de debates “Negro Retrato do Brasil”, ocasião em que será feita a entrega do diploma “Luis Gama” aos estudantes negros mais destacados nas escolas de Barueri.

A programação continua no dia 20, sábado (Dia da Consciência Negra), das 10 às 22 horas, com a mobilização cultural (música e poesia) que vai ferver a Concha Acústica de Barueri com as presenças já confirmadas do grupo Matéria Rima, DJ Hum e Negra Li.

E no mesmo dia, às 15 horas, acontece a Mobilização Cultural Gospel na praça do Jardim Paulista. E não para por aí – no dia 26, sexta-feira, às 19h30, o Teatro Municipal de Barueri recebe uma palestra com o cineasta Joel Zito Araújo, que exibirá o documentário “A negação do Brasil, o negro na telenovela brasileira”. A entrada é gratuita.

O encerramento acontece no dia 27, sábado, às 21 horas, com o já tradicional jantar dançante, onde diversas personalidades que contribuem com a causa da igualdade racial serão homenageadas com a entrega do Troféu Anid, além da apresentação imperdível da “Ala Show da Escola de Samba Pérola Negra” da badalada Vila Madalena (São Paulo). O evento será no Centro de Eventos de Barueri e os convites já estão à venda na Anid, convites antecipados a R$ 35, e na portaria R$ 50. Mais Informações pelo 4199-1600 e 4198-9647.

+ sobre o tema

Comunidade quilombola de Cairu (BA) é ameaçada por fazendeiro

Batateira, quilombo situado numa ilha no município de...

Quilombolas poderão comercializar produtos com nota fiscal

Quilombolas do estado do Espírito Santo, certificados pela Fundação...

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

para lembrar

Imagens da resistência

A realidade dos quilombolas no país nas fotografias de...

Antropólogo lança livro sobre políticas Públicas e ações afirmativas

O professor Dagoberto José Fonseca faz alguns comentários...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=