Projeto Raízes de Áfricas abre inscrições para 7º Encontro Etnicidades Brasil

Que Novembro é Esse?

O mês de novembro é historicamente ligado as comemorações da comunidade negra; memórias e histórias e celebrado como mês da consciência negra.

Alagoas é o Estado mais homofóbico do País. Alagoas é o estado com maior desigualdade racial do país. Alagoas é o estado mais violento do país. Alagoas é o estado com o maior número de analfabetos no país. E Alagoas “esquece” o humano que existe nos moradores da rua.
Como trabalhar, a partir da multiplicidade das crescentes desigualdades sociais na terra de Zumbi, uma consciência crítica buscando estimular o surgimento de outras vozes e novos sujeitos como possibilidades de desenvolvimento humano.

Como implantar uma atividade permanente de encontros entre os grupos, ditos minoritários, com o objetivo de discutir a poesia como compromisso social que traduza as multifacetadas representações e papéis sociais estabelecendo espaços para a reflexão sobre as diversas formas de discriminação é essa a meta do Projeto Raízes de Áfricas com a realização do 7º Encontro Etnicidades Brasil: Que Novembro é Esse? A Consciência de Novembro e a Poesia Marginalmente Alternativa. Dos becos do Mundo para o Universo das Alagoas”.

O referido Projeto busca investigar o lugar reservado à Literatura Marginal problematizando a inserção das temáticas negr@s LGBT, índi@s, deficientes, menores de rua, na literatura tradicional. Pretendemos trazer a atenção do público das ruas, bares e praças para um tipo de literatura que ainda vive a ditadura de padrões sociais pré-estabelecidos.

Com a parceria permanente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas Ministério da Igualdade Racial e Ministério da Educação/SECAD, BRASKEM entre outras o Projeto Raízes de Áfricas vem realizando ao longo do ano e de alguns novembros diversos Encontros Étnicos, como experiências de interlocução discursiva e propositiva com a sociedade alagoana e de outros estados da federação na busca do entendimento mais profundo sobre o panorama múltiplo de participação da sociedade contemporânea na revisão histórica e conceitual da arquitetura africana em terras alagoanas.

O Projeto: Que Novembro é Esse? A Consciência de Novembro e a Poesia Marginalmente Alternativa “Dos becos do Mundo para o Universo das Alagoas”, visa intermediar a relação entre a consciência de novembro e a consciência do “outro” SER, “marginalizado” no sentido político-cultural ao expor de forma positiva que diferenças, diversidade, alteridade culturais não significam inferioridade nem justificam um padrão único de comportamento.

O que é Poesia Marginal?

Poesia Marginal foi um movimento cultural fundado nos anos 70, como prática poética marcada pelo artesanal, por poetas e poetizas que queriam se expressar livremente em época de ditadura, buscando caminhos alternativos para distribuir poesia e revelar novas vozes poéticas.

Vale a pena possibilitar a reflexão sobre os significados sócio-culturais da ausência do envolvimento da literatura padrão com realidades cotidianas.

E além precisamos reinventar uma boa prosa para que vozes poéticas que são emudecidas possam encher cantos, recantos, encantos com as mais saudáveis diferenças.

Fonte: Cada Minuto

+ sobre o tema

PARATY: XI Encontro da Cultura Negra

XI Encontro da Cultura Negra Quilombo Campinho da...

Quem é Mohamed Mbougar Sarr, premiado por livro que demole o sistema literário

"Nenhum escritor africano confessaria isso em público. Todos vão...

Morre em Salvador a artista plástica Yeda Maria aos 84 anos

A artista plástica baiana Yeda Maria Correira de Oliveira,...

para lembrar

Elza Soares lança primeiro videoclipe de sua carreira: ‘Mulher do Fim do Mundo’; assista

A cantora Elza Soares lançou hoje o videoclipe “Mulher do...

O Estatuto da Igualdade Racial

Por: Edson França   A aprovação do Estatuto da...
spot_imgspot_img

Oito em cada dez quilombolas vivem com saneamento básico precário

De cada dez quilombolas no país, praticamente oito vivem em lares com saneamento básico precário ou ausente. São 1,048 milhão de pessoas que moram...

Festival Negritudes celebra a diversidade e a representatividade nas telas

A quarta edição do Festival Negritudes Globo aconteceu nesta quinta-feira (18), no Centro Histórico de Salvador. Foi a primeira vez que a cidade sediou...

Exposição e seminário em São Paulo celebram legado de Nelson Mandela

No dia 18 de julho é celebrado o Dia Internacional Nelson Mandela, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento à contribuição...
-+=