Projeto Raízes de Áfricas abre inscrições para 7º Encontro Etnicidades Brasil

Que Novembro é Esse?

O mês de novembro é historicamente ligado as comemorações da comunidade negra; memórias e histórias e celebrado como mês da consciência negra.

Alagoas é o Estado mais homofóbico do País. Alagoas é o estado com maior desigualdade racial do país. Alagoas é o estado mais violento do país. Alagoas é o estado com o maior número de analfabetos no país. E Alagoas “esquece” o humano que existe nos moradores da rua.
Como trabalhar, a partir da multiplicidade das crescentes desigualdades sociais na terra de Zumbi, uma consciência crítica buscando estimular o surgimento de outras vozes e novos sujeitos como possibilidades de desenvolvimento humano.

Como implantar uma atividade permanente de encontros entre os grupos, ditos minoritários, com o objetivo de discutir a poesia como compromisso social que traduza as multifacetadas representações e papéis sociais estabelecendo espaços para a reflexão sobre as diversas formas de discriminação é essa a meta do Projeto Raízes de Áfricas com a realização do 7º Encontro Etnicidades Brasil: Que Novembro é Esse? A Consciência de Novembro e a Poesia Marginalmente Alternativa. Dos becos do Mundo para o Universo das Alagoas”.

O referido Projeto busca investigar o lugar reservado à Literatura Marginal problematizando a inserção das temáticas negr@s LGBT, índi@s, deficientes, menores de rua, na literatura tradicional. Pretendemos trazer a atenção do público das ruas, bares e praças para um tipo de literatura que ainda vive a ditadura de padrões sociais pré-estabelecidos.

Com a parceria permanente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas Ministério da Igualdade Racial e Ministério da Educação/SECAD, BRASKEM entre outras o Projeto Raízes de Áfricas vem realizando ao longo do ano e de alguns novembros diversos Encontros Étnicos, como experiências de interlocução discursiva e propositiva com a sociedade alagoana e de outros estados da federação na busca do entendimento mais profundo sobre o panorama múltiplo de participação da sociedade contemporânea na revisão histórica e conceitual da arquitetura africana em terras alagoanas.

O Projeto: Que Novembro é Esse? A Consciência de Novembro e a Poesia Marginalmente Alternativa “Dos becos do Mundo para o Universo das Alagoas”, visa intermediar a relação entre a consciência de novembro e a consciência do “outro” SER, “marginalizado” no sentido político-cultural ao expor de forma positiva que diferenças, diversidade, alteridade culturais não significam inferioridade nem justificam um padrão único de comportamento.

O que é Poesia Marginal?

Poesia Marginal foi um movimento cultural fundado nos anos 70, como prática poética marcada pelo artesanal, por poetas e poetizas que queriam se expressar livremente em época de ditadura, buscando caminhos alternativos para distribuir poesia e revelar novas vozes poéticas.

Vale a pena possibilitar a reflexão sobre os significados sócio-culturais da ausência do envolvimento da literatura padrão com realidades cotidianas.

E além precisamos reinventar uma boa prosa para que vozes poéticas que são emudecidas possam encher cantos, recantos, encantos com as mais saudáveis diferenças.

Fonte: Cada Minuto

+ sobre o tema

Governo Federal assegura preservação de direitos do quilombo Rio dos Macacos

Representantes da União reuniram dia 27 com moradores do...

Movimentos protestam pela permanência da comunidade quilombola

José Francisco Neto da Redação Cerca de 200 pessoas...

Comunidades quilombolas já podem solicitar auxílio para ações do Dia da Consciência Negra

Comunidades quilombolas das Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco...

Lanceiros Negros percorrem as ruas de Porto Alegre

Na Semana da Consciência Negra – que vai até...

para lembrar

Feira quilombola debate a igualdade racial

Negra Li, Sandra de Sá e o rapper MV...

Aos 49 anos, mãe Hildelice assume terreiro de Mãe Hilda

Somente em 2011 o histórico terreiro do Ilê Axé...
spot_imgspot_img

Racismo, e não classe social, é principal fator de desigualdade para brasileiros

O Brasil é racista. As pessoas pretas são as que mais sofrem racismo. A polícia trata de forma diferente negros e brancos. Essas três...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...
-+=