Ministros debatem posição comum de África para conferência Rio+20

Para além de uma posição comum na Conferência Rio+20, o primeiro-ministro etíope considerou que África deverá buscar, por ela própria, soluções aos seus problemas.

Uma reunião ministerial destinada a preparar a posição comum de África na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) arrancou, segunda-feira (24) em Addis Abeba, sob a presidência do primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi.

Enquanto coordenador da preparação de África na Rio+20, o Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, participa no encontro que deve examinar os objetivos e os temas da Rio+20, a realizar no Brasil, bem como outras questões de fundo que interessam o continente, para alcançar um consenso sobre as principais prioridades e preocupações de África a incluir nos documentos finais a apresentar à referida reunião.

Para o primeiro-ministro etíope, África não deve ser pessimista quanto à tomada em conta das suas prioridades na conferência de Rio+20.

“Mesmo se os africanos ficam decepcionados por várias vezes, não é razão para renunciar ao combate, mesmo que as conclusões deste género de reunião não respondam às nossas exigências”, indicou Zenawi, que convidou os países africanos a falar a uma só voz e a instaurar estratégias realistas para um impacto positivo.

Para além de uma posição comum na Conferência Rio+20, o primeiro-ministro etíope considerou que África deverá buscar, por ela própria, soluções aos seus problemas.

“Devemos contar connosco mesmos, ter planos a implementar por nós mesmos sem o apoio do exterior, sem esperar que sejam os outros a nos tirarem da situação em que nos encontramos”, indicou.

Os ministros discutirão, entre outros, os progressos feitos na aplicação dos compromissos em matéria de desenvolvimento sustentável e os novos desafios e emergentes, a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável da eliminação da pobreza e os quadros institucionais e estratégicos para o desenvolvimento sustentável e a reabsorção dos défices de aplicação.

A reunião termina esta terça-feira após a adoção da declaração solene africana para Rio+20 e do projeto de resolução que será apresentado à Cimeira da União Africana.

Fonte: África 21

+ sobre o tema

Halle Bailey, estrela de ‘A Pequena Sereia’, anuncia nascimento do filho

Estrela do filme "A Pequena Sereia" (2023), Halle Bailey, 23, anunciou o...

Serena Williams : Multada

Fonte: Folha de São Paulo Durante a...

VÍDEO: África do Sul tem a primeira constituição pós-apartheid

O presidente Nelson Mandela declarou que o documento representa...

A Tássia Reis está brilhando em ‘Outra Esfera’, seu novo álbum

Tássia Reis é diferenciada! Isso ficou claro desde seu...

para lembrar

Documentário ‘Ken Saro-Wiwa, Presente!’ retrata vida de ativista nigeriano

Em sua primeira exibição em São Paulo, nesta sexta...

Cultura Hip-Hop como ferramenta de afirmação e resistência

Ações comunitárias como o Baile Pelo Certo desempenham um...

Trabalhadoras sofrem com desigualdade de gênero e de raça

Com participação significativa no mercado de trabalho e...

Por que a Lei Áurea não representou a abolição definitiva?

O fim da escravidão legal no Brasil não foi...
spot_imgspot_img

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=