Grande público debate o ano internacional do afrodescendente na sede da OAB/RS

 

Debate, que foi realizado pela Comissão de Direitos Humanos, na noite desta quarta-feira (23), faz parte da programação da Semana da Consciência Negra.

A Ordem gaúcha, por meio da Comissão de Direitos Humanos (CDH), realizou, na noite desta quarta-feira (23), o painel “Ano Internacional do Afrodescendente? Por quê?”. O evento, que contou com grande público, aconteceu no Auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da sede da entidade.

Participaram da mesa de abertura o coordenador-geral da CDH, conselheiro seccional Ricardo Breier; o presidente da Rede Afro de Profissionais da Advocacia, procurador do Estado Jorge Terra; o desembargador do TJRS, Umberto Sudbrack; o coordenador da Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola da ALRS, deputado Raul Carrion; e o membro da CDH, Rodrigo Puggina.

Em sua fala, Breier destacou que o debate faz parte da programação da Semana da Consciência Negra. “A Ordem cumpre seu papel de fomentar a discussão sobre as diversas temáticas relacionadas, principalmente buscando disseminar a idéia da igualdade constitucional entre sexos, credos e raças. Realizamos diversas audiências públicas, na sede da OAB/RS, sobre a questão do racismo institucional e formas de combater o preconceito. É importante que o movimento negro e a sociedade civil discuta meios de inserção desta parcela da população no atual cenário de crescimento econômico do Brasil, visando à melhoria da qualidade de vida em condições de igualdade racial”, disse.

Em seguida, Terra coordenou a mesa dos trabalhos, com os palestrantes Saulo Macalós, da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego; Paulo Sérgio da Silva, do Programa de educação anti-racista no cotidiano escolar e acadêmico da UFRGS; e Elói Ferreira de Araújo; presidente da Fundação Palmares.

Macalós, que também é membro da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/RS, falou sobre o afrodescendente e o mercado de trabalho.

O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional como meio para a construção de uma sociedade igualitária foi o tema abordado por Paulo Sérgio.

Já Araújo, que é ex-ministro da Igualdade Racial, explanou apresentou um panorama das possibilidades da cultura afrobrasileira no Brasil.

 

 

 

Fonte: OAB

+ sobre o tema

Com livros encontrados no lixo e nas ruas, Cícero Pereira Batista se torna médico em Brasília

Livros encontrados no lixo e nas paradas de ônibus transformaram...

Cuba precisa atualizar a luta contra novas formas de racismo

Havana, Cuba, 24/2/2015 – O ativismo contra o racismo...

Manifesto de Negros e Negras organizados lutando pelos seus direitos

TEXTO RESULTADO DO ACÚMULO DE DEBATES DO POVO NEGRO...

Conheça Oshun, um duo feminino de hip hop de Nova York com influências yorubá

Embora os Estados Unidos tenha sido erguido a partir...

para lembrar

Milton Santos

Milton Almeida dos Santos (Brotas de Macaúbas, Bahia,...

As duas Áfricas

Com extensão territorial de aproximadamente 30,2 milhões de...

“Star Wars: Episódio VII” terá atriz ganhadora do Oscar no elenco

As atrizes Lupita Nyong'o, vencedora do Oscar de melhor...

Galeria do Instituto de Artes da Unicamp recebe exposições sobre a África

O Museu de Artes Visuais da Unicamp (MAV) traz...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=