Walter Pinheiro quer aprofundamento de políticas de combate ao racismo

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu nesta quarta-feira (23) a adoção de políticas públicas de combate ao racismo. A população negra, salientou o senador, é a que mais sofre com a pobreza e a miséria, conforme dados do IBGE divulgados por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Reunidos em Salvador na semana passada para o 21º Encontro Íbero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, representantes de 15 países discutiram políticas de apoio às comunidades negras e de combate ao racismo, à xenofobia, à discriminação e à intolerância racial, informou o senador.

– Uma das principais conquistas do encontro foi a criação de um fundo internacional para financiar e reforçar ações complementares das políticas públicas de combate ao racismo e melhorar a qualidade de vida das populações negras em todo este continente e, inclusive, no continente africano. É óbvio que avançamos muito, mas ainda há muito a se fazer – disse.

Walter Pinheiro comemorou a criação pelo governo da Bahia da Secretaria da Igualdade Racial, a instituição do ensino da história africana nas escolas públicas do estado e o reconhecimento de manifestações ligadas à cultura afro-brasileira como patrimônios culturais do estado e do Brasil.

Orçamento

O senador elogiou o trabalho conjunto da bancada da Bahia no Senado que decidiu tratar as emendas individuais a que os senadores têm direito como propostas coletivas.

– A bancada buscou essa coesão ao apresentar as 21 emendas para que tivéssemos a oportunidade de discutir com o governo federal a liberação dos recursos e, principalmente, dotar o estado da Bahia de condições para ampliar a sua capacidade de desenvolvimento e crescimento.

Conforme Walter Pinheiro, a senadora Lídice da Mata (PSB) propôs a destinação de recursos para a promoção do turismo no estado, enquanto o senador João Durval (PDT) procurou atender a infraestrutura rodoviária com recursos para o Anel de Contorno de Feira de Santana, considerada importante entrada para o sertão baiano. Walter Pinheiro disse que ele próprio apresentou emenda para a aquisição de maquinário agrícola para todo o estado.

– Adotamos a postura de atender à cultura, à área da saúde, com a reforma de hospitais, à área de educação, com recursos para as nossas universidades estaduais e federais e institutos federais de ensino tecnológico, e à área de produção – exemplificou.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

Para comunidade quilombola, trabalhar significa ficar longe da família

por Júlia Dias Carneiro Adelvan da Paixão, de 30...

Militantes do Educafro fazem greve de fome em frente ao Palácio do Planalto

Yara Aquino   Brasília - Cinco militantes do Educafro,...

Cúpula dos Povos: afro-religiosos debaterão justiça ambiental

  No mesmo período em que o Rio...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=