Grande público debate o ano internacional do afrodescendente na sede da OAB/RS

 

Debate, que foi realizado pela Comissão de Direitos Humanos, na noite desta quarta-feira (23), faz parte da programação da Semana da Consciência Negra.

A Ordem gaúcha, por meio da Comissão de Direitos Humanos (CDH), realizou, na noite desta quarta-feira (23), o painel “Ano Internacional do Afrodescendente? Por quê?”. O evento, que contou com grande público, aconteceu no Auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da sede da entidade.

Participaram da mesa de abertura o coordenador-geral da CDH, conselheiro seccional Ricardo Breier; o presidente da Rede Afro de Profissionais da Advocacia, procurador do Estado Jorge Terra; o desembargador do TJRS, Umberto Sudbrack; o coordenador da Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola da ALRS, deputado Raul Carrion; e o membro da CDH, Rodrigo Puggina.

Em sua fala, Breier destacou que o debate faz parte da programação da Semana da Consciência Negra. “A Ordem cumpre seu papel de fomentar a discussão sobre as diversas temáticas relacionadas, principalmente buscando disseminar a idéia da igualdade constitucional entre sexos, credos e raças. Realizamos diversas audiências públicas, na sede da OAB/RS, sobre a questão do racismo institucional e formas de combater o preconceito. É importante que o movimento negro e a sociedade civil discuta meios de inserção desta parcela da população no atual cenário de crescimento econômico do Brasil, visando à melhoria da qualidade de vida em condições de igualdade racial”, disse.

Em seguida, Terra coordenou a mesa dos trabalhos, com os palestrantes Saulo Macalós, da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego; Paulo Sérgio da Silva, do Programa de educação anti-racista no cotidiano escolar e acadêmico da UFRGS; e Elói Ferreira de Araújo; presidente da Fundação Palmares.

Macalós, que também é membro da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/RS, falou sobre o afrodescendente e o mercado de trabalho.

O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional como meio para a construção de uma sociedade igualitária foi o tema abordado por Paulo Sérgio.

Já Araújo, que é ex-ministro da Igualdade Racial, explanou apresentou um panorama das possibilidades da cultura afrobrasileira no Brasil.

 

 

 

Fonte: OAB

+ sobre o tema

para lembrar

IV Encontro de cinema Negro Africa Brasil Caribe

    Programação08 DE NOVEMBRO CINE ODEON BR...

Semana da Consciência Negra 2010 será aberta dia 16

“Rememorando a militância do Negro no Rio de...

10 estratégias de manipulação da mídia – Noam Chomsky

As grandes estratégias da manipulação midiáta por Noam Chomsky   1....

Lei inclui ‘Afoxé Omo Oxum’ no calendário cultural de Sergipe

O ano de 2011 começou a todo vapor para...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Com discurso de Lula e da ministra Anielle Franco no Fórum de Afrodescendentes na ONU, Geledés aponta que o Brasil está no caminho certo...

“Para Geledés, o Fórum Permanente de Afrodescendentes é extremamente importante, porque pode construir, no sentido mais amplo, compromissos de enfrentamento ao racismo global. Sobre...

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...
-+=