Exposição ‘Mulheres Africanas’ retrata a diversidade do continente africano

Mostra do artista Celso Bayo abre visitação a partir do dia 20/01, no Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória, no Pelourinho

A cidade mais negra fora do continente africano terá mais uma oportunidade de contemplar e conhecer um pouco mais da cultura e da diversidade do povo africano. A partir do próximo dia 20/01, a capital baiana recebe a exposição fotográfica “Mulheres Africanas”, do artista brasileiro Celso Bayo.

A exposição tem entrada franca e acontece entre os dias 20/01 e 20/02, na sede do Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória (IACM), no Pelourinho. Depois de passar por cidades como San Francisco (Estados Unidos), São Paulo, São João Del Rei, Paraty, Mauá, Caxias do Sul, Santo André e Ribeirão Preto, a mostra chega a Salvador trazendo 20 fotografias que revelam e comprovam a relação umbilical entre Bahia e África.

A mostra – “Mulheres Africanas” é um projeto onde o fotógrafo brasileiro Celso Bayo busca retratar a beleza e a importância da figura feminina, valorizando a sua interação com o cotidiano e seus costumes que se encontram na grande diversidade da cultura Africana.

Para produzir as fotos, Bayo viajou durante quatro meses por várias regiões da Tanzânia, do oeste de Uganda até a fronteira com Rwanda e Congo, o interior e a costa do Quênia até a fronteira com a Somália e na Etiópia.

Neste período, o fotógrafo conviveu de perto com as dificuldades que a população africana enfrenta e, também, com a beleza que a natureza e o povo da África apresentam.

As fotos “Maria Bonita” e “Carregando a Força” foram nominadas no Annual Photography Masters Cup, uma das mais conceituadas publicações do gênero. A primeira na categoria People, e a segunda, em fotojornalismo. O International Color Awards, que premia as melhores imagens de quase 100 países com a mais alta realização em cores fotográficas do mundo, tem como júri profissionais da Kidak, National Geographic, FOX, Vogue (UK) o Musee de E’Lysee, Colors Magazine, entre outros.

Exposição “Mulheres Africanas”

Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória – Rua Saldanha da Gama, 2, Terreiro de Jesus, Pelourinho

De 20/01 a 20/02 – das 9h às 17h (segunda a sexta-feira) e 9h às 12h (sábado)

Entrada franca

 

 Celso Bayo1Celso Bayo3celso bayo2Celso Bayo4Celso Bayo5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: iBahia

+ sobre o tema

Haiti Muda a Face do Mundo

Marco Aurélio Luz*   Depois que o reino...

Rael e Elza Soares se consagram no Rock in Rio

Écurioso pensar que a presença de Rael e Elza...

No mês da Consciência Negra, performance homenageia Abdias Nascimento

Poucos nomes são tão representativos para a história afro-brasileira...

Palmares, a longa resistência

No fim dos anos 60, o futuro premiado escritor...

para lembrar

Cine debate sobre o filme “Além do Espelho” conta com a presença da diretora Ana Flauzina

Reprodução/ Alma Preta A discussão sobre o filme também terá...

Salvador vai ganhar primeiro museu multimídia da música negra

Uma coletiva de imprensa, realizada ontem à tarde, anunciou...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=