Racismo? Que racismo? A moça vítima está no hospital e o agressor solto…

por: Reinaldo Bulgarelli

 

No Portal do Geledés há várias notícias sobre esse caso vergonhoso de agressão ocorrida contra uma estudante negra na Universidade Federal da Paraíba. Aconteceu lá, mas acontece também em outros lugares. Paraibanos revoltados com a repercussão do fato não precisam sofrer sozinhos, infelizmente.

Como brasileiro, peço desculpas por essa vergonhosa agressão contra a moça da Guiné Bissau, que está no Brasil por conta de um acordo de cooperação. Que cooperação!

Houve um assédio de um vendedor de cartões de crédito no campus da Universidade. A estudante não gostou, exigiu respeito e foi agredida a ponto de ser hospitalizada. Vendedor de cartão de crédito na UFPB? De qual empresa será? Não terá recebido na Universidade ou da sua empresa alguma orientação sobre comportamentos esperados nesta sua atividade?

Não bastasse o fato ser vergonhoso, a fala das autoridades (a delegada) e mesmo do coordenador da Ação Comunitária da UFPB, entrevistado por TV local, são ainda mais vergonhosas. A delegada liberou o agressor e defende (?) que não houve violência, que não é racismo etc e tal. O coordenador da UFBP diz que “a Universidade está lá para educar e não para fazer a parte repressiva”. O que será que ele quis dizer com isso? 

Foi erro da TV e sua edição, confundindo as matérias, evidentemente. Não houve racismo porque a moça é um ser humano. Não há negros ou brancos, não é assim que defendem os neo-racistas? E não houve agressão passível de prisão porque, afinal, alguns seres humanos, mais que outros, devem se submeter passivamente a humilhações e assédios. Se reagirem, é natural que alguns seres humanos, mais que outros, devem apanhar a ponto de ir pro hospital… Ando muito irônico ultimamente, me desculpem, mas é que é duro enfrentar tanto cinismo com a paciência histórica que eu mesmo defendo.

+ sobre o tema

Apenas 3% das bonecas à venda em lojas virtuais no Brasil são negras, aponta estudo

A questão da representatividade negra na mídia tem sido...

A gente não consegue respirar

Na última semana, fomos todos impactados com uma cena...

Promising Young Woman e a Blindagem dos Engravatados

Dificilmente, e é uma tristeza imensa reconhecer esse fato,...

Michele Alexander: a guerra às drogas é a nova escravidão

A neutralidade permite que se adotem práticas tão racistas...

para lembrar

“Vai enterrar, a família vai sofrer e já era”

Três homens são baleados e dois morrem na madrugada...

EUA: Zimmerman detido e acusado de homicídio de Trayvon Martin

Homem que diz ter agido em legítima de defesa...

Estudante grávida é vítima de enxurrada de ofensas racistas em grupo de universitários

Uma mulher negra, grávida de três meses, foi vítima...

À procura das raízes do racismo no país onde “morrem Georges Floyds todos os dias”

Dois brasileiros confrontaram-se com o papel dos portugueses na...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=