Movimento Negro perde Maurília Queiroga

Especialista em Bioética e em Políticas Públicas, Maurília, militante histórica do movimento negro brasileiro, faleceu ontem (07-04), em Belo Horizonte. Velório acontece no Barreiro de Baixo, rua Vicente de Azevedo, 393, e o enterro no Cemitério Parque das Colinas, às 15h.

 

A psicóloga, especialista em Bioética e em Políticas Públicas, Maria Maurília Queiroga, faleceu ontem (07/04) em Belo Horizonte. Militante histórica do Movimento Negro e de Mulheres de Minas Gerais, Maurília atuou no Movimento Negro Unificado (MNU), e por mais de 30 anos lutou pela igualdade de direitos, tendo contribuído para a formação de coletivos e fóruns de mulheres negras do seu estado, além de trabalhar pela efetivação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Atuou em diversas consultorias, a exemplo de serviço prestado ao Ministério da Saúde para sistematização de projetos, tais como: Documento técnico sobre o perfil sócio econômico e cultural da População Negra, suas principais organizações políticas e as interfaces com a saúde, em face da Bioética; Documento técnico com informações sobre a dinâmica sociopolítica do conceito de Gênero, suas principais organizações políticas e a interface com a saúde, em face da Bioética.

Teve diversas experiências como psicóloga clínica e foi professora em instituições de ensino superior, a exemplo da Universidade do Trabalho de Minas Gerais (Utramig), Universidade do Estado do Tocantins (Unitins), e Universidade Federal do Espírito Santo.

 

 

Fonte: Mulher Negra 

+ sobre o tema

para lembrar

Curso de extensão: Homenagem a Clóvis Moura: Um ativista sem repouso

Curso de extensão: Homenagem a Clóvis Moura: Um ativista...

Filho de pescador entra na universidade pela 3ª vez

Natural de Cametá, Leonardo Pinheiro dos Prazeres foi aprovado...

“Selfie com seu professor”: Unesco lança concurso para estudantes

Autores das fotos e frases mais criativas ganham tablets Para...

Suicídios na UFMG preocupam estudantes e acendem alerta na universidade

Através das redes sociais, estudantes da Universidade Federal de...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=