Heróis da independência africana e os líderes africanos

Enviado por / FonteTV Brasil
iStockphoto

O Nova África dessa semana mostra a história de líderes africanos que motivaram multidões e contribuíram na expulsão de colonizadores e na construção de uma identidade própria. O destino inicial do programa é Gana, o primeiro país do continente a se libertar de seus colonizadores em 1957.

O programa conta a história do líder ganense e considerado por muitos como o responsável pela independência da nação: Kwane Nkrumah, um libertador que sonhou com a união dos povos africanos.

Das escolas estadunidenses à presidência de Gana, Nkrumah é considerado por todos como o africano do milênio. Depoimentos de amigos e parentes, como a sua sobrinha Sarah Chimbua, mostrará um pouco desse revolucionário que defendia a soberania africana como a chave para a libertação.

De Gana o Nova África segue para o Senegal para mostrar a história do poeta que possibilitou a independência e governou durante 20 anos o seu país: Leopold Senghor, primeiro africano a entrar para a Academia Francesa de Letras e um dos fundadores do movimento da consciência negra mundialmente conhecido, La Negritude.

A sua influência na literatura e na política africana permitiu a sua ascensão entre as massas o tornando um dos líderes mais respeitados da África e do planeta.

A atração revela também a história de um herói responsável pela libertação colonial de dois países: Amilcar Cabral. Defensor da independência de Cabo Verde e Guiné Bissau, e grande conhecedor do sofrimento de seus povos, Cabral dedicou a sua vida na luta contra os invasores europeus.

O Nova África mostra o caminho percorrido por ele através de entrevistas com pessoas que viveram próximas desse grande revolucionário.

Acesse e conheça os lideres Africanos

Nelson Mandela

Amilcar Cabral

Kwame Nkrumah

Léopold Sédar Senghor

Agostinho Neto

Steve Biko

Samora Machel

Cheikh Anta Diop

 

Fonte: tvbrasil

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

China leva seu chão de fábrica para a África

PETER WONACOTT Cada placa-mãe para televisores que sai da fábrica...

Coronavírus: o que está por trás da aparente resistência da África à pandemia

Embora os especialistas alertem que ainda é muito cedo...

Amílcar Cabral: ideólogo e pedagogo da revolução

Se eu pudesse, fazia uma luta só com livros,...
spot_imgspot_img

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl McIntosh na Casa Ernst Moritz Arndt, uma sucursal do Museu Municipal de Bonn. Quem quer...

Raízes negras, femininas e religiosas: entenda o enredo da Viradouro

Para construir o enredo campeão do carnaval do Rio de Janeiro em 2024, o carnavalesco Tarcísio Zanon, da Unidos da Viradouro, buscou inspiração em tempos...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=