Multicampeão francês de judô acusa badalado bar de Paris de racismo

O pentacampeão mundial e campeão olímpico de judô Teddy Riner fez um desabafo inflamado neste final de semana por meio de uma rede social e acusou o Buddha Bar, de Paris, de racismo. Em depoimento pelo Facebook, o multimedalhista relatou um incidente ocorrido na última sexta-feira durante uma apresentação de um grupo brasileiro no restaurante, que também funciona como danceteria, e afirmou que ele e o irmão foram mal tratados por serem negros.

Segundo Rinner, em determinado momento da apresentação de dança brasileira, diversas pessoas da plateia se levantaram e se aproximaram das escadas do palco para tirar fotos do grupo. Entretanto, ainda de acordo com o texto do judoca, apenas ele e o irmão foram abordados por uma garçonete.

“Uma garçonete encostou no meu irmão e pediu a ele que mostrasse seu cartão de débito ou algum documento de identidade. Meu irmão disse que nós só estávamos assistindo ao show, mas ela insistiu em pedir o cartão”, descreveu Rinner. “Ela pediu também o meu cartão e me pegou pelo braço”.

“Por que as outras pessoas que também estavam nas escadas não tiveram o mesmo tratamento? A saber (eles eram brancos)”, completou o judoca, insinuando que o ato da funcionária teria sido movido por racismo. “Nós pagamos o que consumimos… 2 entradas e 2 bebidas e saímos sem fazer alarde”.

Em outro comentário pelo Facebook, Rinner insistiu nas acusações e foi ainda mais enfático. “Mensagem muito importante: jamais vá ao Buddha Bar se você for de cor negra”, escreveu o atleta, em letras maiúsculas.

Teddy Riner France Judo

Apesar de ter apenas 24 anos, Teddy Riner é um dos esportistas mais premiados e famosos da França e tem os apelidos de Urso Teddy e Grande Teddy, em razão de seus 2,04 m e mais de 130 kg. Em entrevista no ano passado, o judoca demonstrou todo o seu amor pelo Brasil, onde conquistou seu primeiro título mundial em 2007, e se disse ansioso para voltar ao país e até tentar sambar durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

O grande compositor negro do século 16 apagado da história

Mas, na verdade, a história do primeiro compositor negro...

20 frases de Muhammad Ali que são verdadeiras lições de vida

A filosofia do boxeador era tão admirada quanto sua...

Giannis Antetokounmpo, estrela da NBA vira orgulho de uma Grécia que não o aceitava

Filho de nigerianos, Giannis Antetokounmpo teve infância difícil em...

para lembrar

Nigéria exorta CNT a cessar massacre de cidadãos da África

Lagos, Nigéria – A Nigéria exortou as autoridades...

Miles Davis: 30 anos da morte do homem que mudou a música

Miles Davis — o celebrado trompetista e inovador musical quem...

São Paulo: XV Marcha da Consciência Negra

XV Marcha da Consciência Negra Dia 20/11/2018, concentração ás 13h,*...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=