A brava gente brasileira merece a ternura de um país cuidador

Por: Fátima Oliveira

Queimava neurônios sobre o que escrever numa conjuntura-juquira quando li a manchete: “Fome diminui no Brasil, mas cresce no mundo”. Sapeei e fui ler meus e-mails. Compartilho um da lavra de uma amiga, neurologista mineira, amante do “Rio do Chico” e tiete de Guimarães Rosa, talvez porque disse, pela boca de Riobaldo, que “O Sertão é do tamanho do mundo. Agora, por aqui, o senhor já viu: rio é só São Francisco, o Rio do Chico. O resto pequeno é vereda. E algum ribeirão”.

Elisabeth Regina Comini Frota fala do viver num Estado capitalista de bem-estar social (Welfare State, o mesmo que Estado-providência): “Fátima, nos últimos dias tem me incomodado demais e-mails e calúnias com fins eleitoreiros. Uma das coisas que mais falam mal do governo Lula é que ele dá mamata para as pessoas com o Bolsa Família. Acabei de passar pela Suécia (monarquia parlamentarista), onde tive uma guia brasileira que vive lá há vários anos, que contou que lá, país de Primeiro Mundo, um dos mais ricos, cada família recebe uma ajuda de custo de 1.180 mensais por filho. Isso só para despesas com leite, fraldas e roupas! O ensino e a saúde são totalmente de graça. Se o filho vai para universidade pública fora de casa, recebe uma ajuda de custo de 3.000 por mês. A licença-maternidade é de um ano e a paternidade de seis meses iniciais e mais seis meses em épocas separadas. E há gente brasileira idiota falando que uma ‘bolsinha família’ de poucos reais está deixando os brasileiros preguiçosos. Cada vez mais tenho certeza de que gostei deste governo e entendi como cuidar do povo só traz desenvolvimento. Abraços da Beth (Amsterdam, 17.10.2010)”.

Pelo andar da carruagem do analfabetismo político, movida a carolice, beatice, santice, novas e velhas pentecostices – faces do conservadorismo fundamentalista e intolerante com as religiões de matrizes afro – e preconceitos (“Cansei de sustentar vagabundo!”), urge dizer que quem vai no rumo (eu disse: “no rumo”!) de vincar um Estado de bem-estar social é o PT, já que, contraditoriamente, quem carrega no nome a social democracia não tem tal perspectiva.

Nem preciso gastar meu latim. Nos governos que os “muy amigos” tocaram sem ternura não há gente a ser embalada e cuidada, é só mercado, mercado… E para quem tem medo do socialismo, esqueça! O PT não é socialista, apenas social-democrata, e só aspira gerenciar a crise do capitalismo, extraindo dela bem-estar social, expresso de modo inequívoco na frase que fala por si: “Queremos um Brasil de classe média”. E ponto final!

Não “endireitei” e nem surfei na onda de que o estágio último do desenvolvimento da humanidade é o Estado de bem-estar social. A história registra que a humanidade avança – de uma sociedade de tipo inferior, quanto às relações sociais de produção, para outra de tipo superior. Há luz no fim do túnel: a igualdade social e a superação do racismo e do machismo!
Esse lero todo responde aos e-mails que indagam se sou PT. Nunca fui. Nem tive vontade.

Minha roça é outra. Vejo a social-democracia como ela é: reformista – um amaciante das mazelas do capitalismo. Por referendar aportes a mais cidadania no hoje, com sonhos, mas sem ilusões, votei Lula sempre que foi candidato a presidente. Luto por um Estado – infelizmente, não ventilado no atual debate eleitoral teocrático – pautado pelas liberdades democráticas e laicas; e pela justiça social, racial e de gênero.

Como livre pensadora, é de olho no futuro que sonho que eu voto.

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

Negra Enedina, a engenheira – Por: José Carlos Fernandes

  Em agosto de 1981, o jornal Diário Popular tinha...

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Wagner é reeleito na BA e Cid Gomes no CE

Com 86,9% das urnas apuradas, o governador da...

Racismo institucional e ensino da cultura africana são debatidos entre governo e movimento negro

 A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira (19),...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=