A cada 48 horas, três pessoas sofreram racismo ou injúria racial no DF em 2023

No ano passado, foram mais de 600 denúncias de discriminação racial na capital do país. Plano Piloto, Taguatinga e Ceilândia são as regiões com mais ocorrências. Caso de ofensa de garçom branco a cliente negro de churrascaria acende o sinal de alerta

O caso de um homem negro, que em uma churrascaria recebeu sua comanda escrito “preto” onde deveria estar seu nome, trouxe à tona a força da discriminação pela cor da pele no Distrito Federal. O episódio é parecido com outros 144 crimes de racismo ou injúria racial que aconteceram apenas de janeiro a março de 2023 — é como se, a cada dois dias, três pessoas sofressem esse tipo de preconceito.

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) mostram que, no ano passado, foram 641 denúncias por discriminação racial. O Plano Piloto concentra 103 das ocorrências, seguido por Taguatinga (69) e Ceilândia (68).

As ocorrências de crimes injúria racial (quando alguém ofende outra pessoa pela raça) são 28 vezes maiores do que as de racismo (quando alguém agride um grupo ou coletivo de pessoas).

Apesar de diferentes, as duas recebem o mesmo tratamento jurídico. Desde janeiro, uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) igualou e aumentou as penas para os crimes. Agora, são inafiançáveis e imprescritíveis.

Segundo a delegada Ângela Santos, da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), que investiga o caso da churrascaria, o garçom branco que entregou a comanda para o cliente pode ser penalizado em um a cinco de prisão.

A mudança na legislação é importante para que as pequenas agressões do dia a dia sejam denunciadas, como explica Beethoven Andrade, presidente da comissão de igualdade racial da OAB-DF. Segundo o advogado, caso a denúncia não seja feita à polícia, o cenário não será mudado a curto prazo. “Enquanto houver subnotificações, nunca vamos ter dimensão do quanto o Brasil é racista e discriminatória”, afirma.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=