A conversa de Snowden com ativista contra a discriminação racial

Edward Snowden declarou recentemente estar disponível para cumprir pena nos Estados Unidos, mediante acordo.

Edward Snowden continua a ser procurado pelos Estados Unidos, depois de ter denunciado a espionagem a cidadãos norte-americanos feita pela National Security Agency (NSA – Agência de Segurança Nacional), onde trabalhou.

Apelidado de traidor por uns, Snowden tornou-se um ativista, alertando constantemente para as violações de privacidade e o impacto que estas têm na liberdade nas pessoas. Ontem, no Twitter, uma conversa com um membro do movimento Black Lives Matter chamou a atenção de internautas na plataforma.

O Black Lives Matter (‘A vida dos negros importa) é um movimento recente que tem crescido nos Estados Unidos, na sequência de vários casos vindos a público, denunciando abusos por parte da polícia norte-americana, contra cidadãos afro-americanos.

No Twitter, um ativista do movimento, Deray McKesson, entrou em contacto com Snowden, travando uma conversa sobre justiça social, vigilância, violência de Estado e ativismo, que terminou com a combinação de um futuro encontro.

Deray questionou Snowden sobre o que pensa do Black Lives Matter. Na conversa que se desenvolveu Snowden realçou que “ao longo da história” sempre foram os mais vulneráveis que sofreram com a “vigilância injustificada”.

Deray revelou ainda que ele e outros membros do seu movimento têm estado sob vigilância das autoridades. Já Snowden realçou que este tipo de “violência arbitrária é uma ameaça à sociedade civil”.

Sobre o facto de Deray e outros ativistas estarem a ser vigiados, Snowden aconselhou organização mas também encriptação como forma de proteger mensagens internas.

A conversa terminou com um convite de Deray a Snowden para uma conversa pública (com questões logísticas ainda a serem estudadas, já que Snowden se encontra exilado na Rússia). O antigo funcionário da NSA respondeu que sim, que está disponível.

+ sobre o tema

Ato de desagravo na Seccional debate enfrentamento ao racismo

"Dinheiro nenhum vai compensar o que fizeram comigo,...

ONU diz que Alemanha deve fazer mais para combater racismo

De acordo com relator especial das Nações Unidas, Alemanha...

para lembrar

As injustiças climáticas atingem as mulheres negras e periféricas

A ideia, propagada durante a pandemia de covid-19, de...

A descrença nas instituições e o desejo de justiça individual

João Dias Turchi, advogado e dramaturgo paulistano, escreveu artigo...

O que é racismo ambiental

Mais um fim de semana se passou no Brasil....
spot_imgspot_img

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...

Três policiais são considerados culpados no caso de espancamento e morte de homem negro nos EUA

Três policiais acusados ​​de espancar o jovem afro-americano Tire Nichols, em 2023, foram considerados culpados por um tribunal federal, nessa quinta-feira, por manipulação de...

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...
-+=