A Culinária Africana

Muitas nações contribuíram para a formação da gastronomia africana, em especial a da África do Sul. Na Idade Média, por exemplo, os árabes levaram diversas iguarias para o país. Já na época da colonização, […]

foi a vez de os europeus darem seus “pitacos”. Segundo a chef Fabiana Cesana, do bistrô Cezano, de São Paulo, o país sofreu influência britânica. As tribos que habitavam o local na mesma época contribuíram para formar o extenso cardápio típico do país.
A gastronomia sul-africana possui algumas peculiaridades. É de lá que vem a marula, fruta que dá origem ao famoso e saboroso licor, e também outros alimentos conhecidos aqui no Brasil, como o leite de coco, o azeite-de-dendê, o cuscuz, o quiabo, a galinha d’angola e a pimenta malagueta, entre outros. De acordo com o livro Gastronomia no Brasil e no Mundo, de Guta Chaves e Dolores Freixa (ed. Senac, R$ 42), o café também é originário da África, da província de Kaffa, e os responsáveis por sua difusão no mundo foram os árabes.
Uma das receitas típicas sul-africanas é o bobotie (espécie de torta). De acordo com o livro Um Mundo de Receitas, de Abigail Johnson Dodge (ed. Publifolha, R$ 47), a receita original era similar à torta inglesa e os colonizadores holandeses a levaram para a África do Sul em 1650. Os escravos que trabalhavam nas embarcações misturaram temperos nativos à torta, criando a bobotie sul-africana atual.
Mas o destaque mesmo fica por conta da carne de avestruz. A ave é uma das mais consumidas na África do Sul, servida não só em restaurantes, mas também em receitas caseiras, como tortas, sopas e filés. A carne de avestruz é 66% mais magra que a carne bovina e tem três vezes menos colesterol do que o frango ou o peru. A nutricionista Márcia Bissoli diz que, além de baixo valor calórico, é comparada a alguns cortes de peixes.
– O alimento possui características únicas, como, por exemplo, alto teor de ferro, ômega-6, apenas 1% de gordura e baixa taxa de colesterol. Por tudo isso, é considerada um alimento funcional, ou seja, além de nutritiva traz benefícios a saúde.
Fabiana diz que é difícil caracterizar uma única tendência da culinária africana, pois o continente é enorme.
– Cada região tem um tempero diferente. Ao norte, consomem muito cordeiro, açafrão, cúrcuma etc. Já no Egito a comida é diferente, à base de leguminosas.
Para se ter uma ideia do que é típico do continente, é só pensar na culinária baiana. Assim como os países da Europa, a África exerceu um papel muito importante na formação da gastronomia brasileira. De todas as regiões, a Bahia foi a que mais cultivou e manteve as receitas e costumes africanos. O acarajé, o vatapá e o caruru também são típicos da África. Essas receitas eram usadas como oferendas a entidades africanas.
Segundo o livro Gastronomia no Brasil e no Mundo, um costume africano da época colonial conservado até hoje em Salvador é o tabuleiro da baiana. Na colonização, as negras escravas que trabalhavam para as “sinhás” vendiam salgados e doces em tabuleiros.
A publicação também conta que os coqueiros que embelezam nossas praias e nos dão a água de coco são uma contribuição africana. A fruta agradou tanto que, desde os tempos da colonização, o coco virou ingrediente indispensável em muitos pratos.
Assim como os povos indígenas, os africanos não conheciam a fritura e tinham por costume preparar assados, cozidos e guisados.
De acordo com o livro Um Mundo de Receitas, vários pratos africanos levam batata-doce, inhame e banana-da-terra. Nos países ao sul banhados pelo litoral, como a África do Sul e a Nigéria, o peixe é bastante consumido.
Fonte: Instituto Maria Preta

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Tênis: Venus sofre, e rivais “passeiam” na Austrália

Venus Williams sofreu para passar à terceira rodada...

Congada 13 de maio: quarenta anos de história, tradição e fé

Ceiça Ferreira Mais uma vez os tambores das...

para lembrar

Aláfia, para além da “África teórica”

Por Igor Carvalho, Uma banda que carrega em sua música...

Casa Branca do Engenho Velho

Casa Branca do Engenho Velho, Sociedade São Jorge do...

Iemanjá – Lenda, Mito e Sincretismo Religioso

Iemanjá (yemanjá), a Rainha do Mar, mãe de quase...

Hoje na história, 15 Dia da Umbanda : Homenagem pede respeito e fim do preconceito

A Câmara realizou nesta segunda-feira (12), sessão solene em...
spot_imgspot_img

Saiba quem é Mayara Lima, a princesa de bateria que viralizou na internet

Mayara Lima, cujo vídeo ensaiando com a bateria da Paraíso do Tuiuti em perfeita sincronia viralizou na última semana, tem só 24 anos, mas mais da...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado em São Paulo por conta do início daquele que viria a ser o marco do...

Festival Perifericu celebra processos artísticos LGBTQIA+ realizados nas periferias

São Paulo, janeiro de 2022 - O Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Quebrada, evento que tem como objetivo valorizar as...
-+=