Valéria Almeida – Celebrando a vida

É com orgulho que faço minha estreia neste site, com a coluna Dos olhos meus (Carta Capital). A proposta deste espaço é apresentar imagens, por mim produzidas, de culturas e manifestações populares, retratos, paisagens e projetos autorais e, assim, promover uma discussão em torno da fotografia.

Para começar com o pé direito, escolhi imagens do Tambor de Crioula, uma dança tipicamente maranhense, de origem afro-brasileira, feitas em São Luís. Reconhecida como patrimônio imaterial, a manifestação é uma forma de festejar a vida, desejando fartura e prosperidade aos participantes.

Sem data de apresentação ou local fixo, grupos de homens e mulheres, chamados de coreiros e coreiras, costumam tomar ruas e praças para comemorar nascimentos, batizados, festas de São Benedito e bumba-meu-boi. Com roupas de chitão florido, ou simplesmente coloridas, chapéus e torços na cabeça, além de colares femininos que dão charme à vestimenta, formam rodas, afinam os tambores, aquecendo o couro à beira da fogueira, e começam a brincadeira.

O som ecoa, um solista puxa toadas de improviso que falam de fé, trabalho, amores e recordações. As mulheres giram suas saias e soltam a voz num coro contagiante. De repente, uma coreira vai ao centro da roda, dança diante dos tocadores e saúda os tambores. A feminilidade se expressa no giro da saia, que hipnotiza a todos com seus movimentos coloridos. Então, quando chega a hora, a coreira se coloca diante de outra brincante e a convida para ocupar seu lugar.

Eis que surge o auge da dança. O momento do punga, ou simplesmente umbigada – uma espécie de cumprimento feito através do encontro dos abdomens, onde as mulheres emitem, sem qualquer palavra, seus votos de felicidade àquela que passa a ocupar seu lugar no meio da roda. E assim a festa segue, os coreiros se encantam, as dançantes seduzem e nós celebramos a vida.

{gallery}noticias/valeria_almeida{/gallery}

Valéria Almeida é fotojornalista e atua como produtora editorial de CartaCapital

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

Toni Garrido retorna ao Cidade Negra

Na música pop, a verdade é efêmera. Após...

Stevie Wonder Tribute 05/05

1950, Saginaw, Michigan, Nasce prematuramente Stevland Hardaway Judkins....

Documentário resgata rebeldia de Itamar Assumpção

São Paulo – Mistura rara a do músico...
spot_imgspot_img

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Exposição revisita mostra A Mão Afro Brasileira, em São Paulo

Há 35 anos, o artista e museólogo Emanoel Araújo (1940-2022) fez a curadoria da icônica exposição A Mão Afro-Brasileira, para marcar o centenário da...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=