À deriva no oceano do racismo e do ódio

”A internet amplia o alcance do trabalho de artistas, mas, quando se é preto, bastam alguns cliques para se afundar no mar do discurso violento e racismo recreativo”, reflete o artista Gleyson Borges

Acredito que a minha arte é sempre um início de conversa que eu não sei como termina, porque o final dela está na vivência de quem se depara com a obra. E cada pessoa é um oceano inteiro. Mas quando essa arte vai para as redes sociais — uma junção de oceanos onde se está permitido falar o que bem entender por trás de uma tela —, vestígios dessa interpretação sobem para a superfície e ficam boiando à deriva, em forma de um discurso que fede quase sempre.

Como artista urbano, trato a rua como um museu aberto 24h por dia, sete dias por semana. Colar lambe-lambe nesse ecossistema vivo é uma parte fundamental do meu trabalho, que, desde 2018, visa trazer reflexões à negritude. Apesar de estar na rua ser essencial, há uma limitação geográfica óbvia, já que para ter a chance de se deparar com uma de minhas obras é estar em Maceió. Neste aspecto, as mídias sociais são um amplificador que permite que a arte de rua chegue para pessoas de outros lugares.

Em 2018, também comecei a documentar meus lambes no Instagram. Ganhei seguidores e, aos poucos, foi se formando uma comunidade que se interessa e/ou se sente representada pelas minhas obras — até que a minha arte furou a bolha do meu perfil pessoal.

“Encontrei meu trabalho em um lugar de maior visibilidade, impactando mais pessoas. Mas, ao mesmo tempo, o retorno desse alcance vinha traduzido em forma de violência”
Crédito: Divulgação

Aconteceu a primeira vez em 2019, quando uma arte minha foi repostada pelos perfis Mídia Ninja e Quebrando o Tabu, para seus milhões de seguidores. Era um lambe com uma provocação: quantas pessoas negras têm no seu filme favorito? Fiquei em êxtase. Era a chance de ter visibilidade e ver meu trabalho chegando para mais pessoas. Coisa linda… Até eu ler os comentários.

No começo, eram apenas algumas pessoas respondendo à pergunta, falando como amam Pantera Negra ou A Cor Púrpura — ok, tudo bem, pensei. Mas depois foi ficando ruim. Bem ruim.

– “Que pergunta racista”

– “Por que isso importa?”. 

– “Isso é racismo inverso”.

– “No meu tem apenas pessoas” 

– “Nenhuma kkkkk” 

E foi daí para pior. Saí do estado de felicidade de ter minha voz expandida e fui direto para uma espiral de ódio e racismo, onde a cada comentário eu me sentia pior. 

Mesmo assim não conseguia parar de ler, talvez na esperança de que em algum momento a maré iria virar e eu iria perceber que esses discursos eram a exceção. Mas não eram. Ao invés de a maré ficar limpa, tinha coisa pior vindo do fundo. Não que os comentários valiosos não apareciam, mas era como se eles não fizessem barulho o suficiente, e só o que ecoava na minha mente eram as ondas de discurso violento, o suprassumo do racismo recreativo.

A onda foi tão forte que esse mar bravo invadiu meus perfis pessoais. No TikTok, um desses vídeos replicando meu trabalho alcançou quase 2 milhões de pessoas — e lá a experiência foi ainda pior. Basta usar uma foto do Coringa e um @ do tipo “@100%patriota” e pronto: você está equipado para destilar ódio à vontade. O pior golpe veio de um comentário que nem palavra tinha. Um perfil juntou o emoji 🐒 com outro 🔗e conseguiu fazer um estrago imenso. O racismo se adapta fácil demais.

Me encontrei então em um lugar estranho. Encontrei meu trabalho em um lugar de maior visibilidade, impactando mais pessoas. Mas, ao mesmo tempo, o retorno desse alcance vinha traduzido em forma de violência. Então é isso? Mesmo quando a gente ganha, a gente perde? 

Talvez só dê para perder, e o mais perto de ganhar é continuar jogando. Então que seja. Antes de ser artista, eu sou um homem negro. E meu primeiro compromisso é (ou pelo menos precisa ser) com a minha sobrevivência. Seja ela física, mental, política ou econômica.

Então vou fazendo o que dá. Evito ler comentários. Quando leio, tento tirar uma onda. E quando me atinge, tento dar um tempo. É sobre se blindar, esquivar e defletir. É estratégia. Talvez não funcione, mas o importante é se movimentar.

Pode parecer que estou renunciando a ler comentários interessantes e ter conversas valiosas, mas, na verdade, eu NÃO estou abrindo mão da minha saúde mental, da minha sobrevivência e da continuidade da minha arte. Isso não dá para negociar.

+ sobre o tema

para lembrar

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=