A dor, a cor…

Era por volta de 1850, Século XIX. O médico norte-americano James Marion Sims inicia mais um de seus experimentos. A cobaia é trazida até ele que, tendo tudo previamente preparado, começa seus estudos.

Enviado por Darlete Gomes Nascimento  via Guest Post para o Portal Geledés

Tem em suas mãos um maravilhoso instrumento: ela possui os órgãos que necessita para investigar, cortar, pinçar, observar…

Apesar de já descoberta, o uso da anestesia foi descartado pelo Dr. Sims. Decidiu que não era necessário aliviar a dor, pois seria mais proveitoso, para suas pesquisas, que sua cobaia sentisse cada etapa de sua incisão cirúrgica. E, por mais de quatro anos, várias cobaias foram operadas, sem o uso de anestesia, ou qualquer assepsia mínima, por aquele que, posteriormente, seria considerado o “pai da ginecologia”.

Mulheres pretas, escravizadas. Essas foram as “cobaias” do Dr. James Marion Sims.

Se é possível medir a dor, pode-se afirmar que a sofrida por aquelas mulheres chegou ao ápice do imaginável. Sua carne sendo cortada; seu sangue, derramado; seus órgãos, violentados… E cada sensação sendo percebida em seu ponto máximo, em seu apogeu.

Século XXI. Estudos apontam que mulheres pretas, em diferentes atos cirúrgicos, incluindo o momento do parto cesárea, recebem dose menor de anestesia do que as mulheres brancas, alegando-se que elas, as pretas, são “mais fortes” e, por isso, “aguentam” mais a dor.

As diversas facetas da violência contra mulheres pretas são apontadas em dados estatísticos; entretanto, podemos percebê-las pelo simples olhar. Ao não ver-se representada nas diferentes propagandas de produtos de seu uso diário; ao ver-se em posição de subserviente da branca ou objeto sexual do branco;

Ao perceber que a enfermidade que a acomete, própria de sua etnia, não tem tratamento específico nos serviços de saúde; ao ser convidada para subir os andares do prédio pelo elevador de serviço; ao ver seu trabalho, de igual ou superior qualidade em comparação ao que é realizado pela branca, receber remuneração inferior; ao assumir a absoluta maioria dentre as mulheres que sofrem violência doméstica, das mais diferentes formas… Essas são as distintas faces de uma mesma realidade: a vil e cruel violência contra mulheres pretas.

Sou preta, sou mulher,

Sou filha de luta, sou filha da dor.

Remeto às minhas entranhas,

Ao âmago de meu ser,

No auge de minha loucura,

O delírio consciente

De que trago em meu corpo

Na epiderme da alma,

A glória da cor!

+ sobre o tema

Eventos promovem feminismo negro com rodas de samba e de conversa

"Empoderadas do Samba" ocupa espaço ainda prioritariamente masculino e...

Dandara: ficção ou realidade?

Vira e mexe, reacende a polêmica sobre a existência...

Michelle Obama está farta de ser chamada “mulher revoltada de raça negra”

“Uma mulher revoltada de raça negra”. Michelle Obama está...

A banalização da vida diante da cultura do abandono e da morte

O ano de 2017 expondo as vísceras da cultura...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Racismo institucional e ensino da cultura africana são debatidos entre governo e movimento negro

 A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira (19),...

Hoje nasci negro

Ao tentar compreender tudo o que aconteceu comigo nas...

Igreja continuará satanizando direitos das mulheres? por Fátima Oliveira

O papa Francisco, num mesmo dia, 20 de setembro,...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...
-+=