A escola precisa de liberdade, diversidade e ética

No post anterior explico em que medida toda educação é política e de que modo a comunidade escolar pode transformar uma escola autoritária a partir de um projeto político-pedagógico democrático.

Por André Azevedo da Fonseca Do Brasil Post

iStockphoto

Nesse post prosseguimos o questionamento: qual a solução pedagógica para a questão dos condicionamentos ideológicos nas práticas educativas, presentes sobretudo naquelas que se dizem neutras?

Para Paulo Freire, a resposta começa com o rigor ético do educador. Aquela ética que condena o cinismo, os preconceitos e que não admite as práticas de denunciar por ouvir dizer; de acusar alguém de ter dito algo que ele não disse; e de cometer falso testemunho para induzir o outro a acreditar em uma determinada opinião.

“Posso não aceitar a concepção pedagógica deste ou daquela autora e devo inclusive expor aos alunos as razões por que me oponho a ela mas, o que não posso, na minha crítica, é mentir”, escreve Paulo Freire.

E ao lado da ética, a solução está também na liberdade e na diversidade das abordagens que a escola deve promover.

De acordo com Paulo Freire, é não só interessante, mas profundamente importante que os estudantes percebam as diferenças de compreensão dos fatos. É necessário que eles tenham acesso às várias interpretações, nas mais diversas disciplinas, para que tenham condições de relacionar, refletir e formular as suas críticas com autonomia.

Veja mais no vídeo:

A série Pedagogia da Autonomia explica didaticamente os princípios da pedagogia freireana. Para acompanhar os vídeos, inscreva-se no canal do prof. André Azevedo da Fonseca no YouTube ou favorite este blog para receber as notificações.

Confira o primeiro post da série Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

 

+ sobre o tema

USP, até quando para tão poucos?

Por: DANTE PEIXOTO, JOANA SALÉM e PAULO TAUYR  ...

Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Posicionamento Público

"O direito à educação das crianças é o seu...

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

para lembrar

SISU: Matrícula de aprovados na 1ª etapa da seleção do Enem termina sexta

A matrícula dos aprovados na primeira etapa do Sisu...

Mãe de aluna agride professora em escola de SC

Mulher se revoltou por filha ter sido liberada antes...

Greve dos Professores

"Não sou professor do Estado, nunca estudei em escola...

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=