A geografia institucional e geracional do racismo é um dos fatores que faz germinar a caudalosa pobreza nas terras alagoanas.

Por:  Arísia Barros

Alagoas é uma terra, desde os tempos dos colonizadores, administrada por autoridades étnicas: homens,brancos,católicos, ditos heterossexuais e com intermitente ideologia da posse, do domínio aos grupos mais fragilizados.

Alagoas é um estado pequeno em suas dimensões territoriais (o segundo menor das terras de Cabral, só perde para Sergipe), mas, com a outorga de estado feudal.

Suseranos que “inibem” a participação do povo como sujeito político, subvertendo, manipulando a acepção entre o “bem – sou eu” e o “mal- são os outros, os inimigos, a oposição”.

E o povo o mais pobre entre os pobres do Brasil, como sujeito despolitizado e numa frenética aceitação da manipulação política (a gente quer comida) levanta as bandeiras, de quando em vez, por 20 contos. Compactua com o jogo do ganhar ou ganhar.

Alagoas é a terra dos absurdos. Sergipe é o menor estado em extensão territorial do Brasil, entretanto, seu orçamento é de quase um bilhão a mais do que o do Alagoas. E em desenvolvimento social Sergipe é um estado gigante.

Por quê?

Apesar da fertilidade das terras alagoanas já não mais produzimos tant@s interpretes ou curiosos na busca de decompor os mecanismos de submissão à androcracia que renova, cotidianamente, o velho discurso de que “tudo vai bem” ou estamos trilhando caminhos de desenvolvimento.

Alagoas não está bem. Basta ouvir o grito que ecoa das barracas das enchentes montadas em espaços erradios de desenvolvimento. Espaços que desabam nos sonhos de quem já vivia no pesadelo da pobreza.

Alagoas promove o genocídio de sua população de rua. Em 2010 foram trinta e seis , no segundo mês de 2011 já são seis.

Sem uma política de estado, dificilmente, Alagoas conseguirá traçar caminhos para converter à ampla maioria minorizada em cidadã, quando muito, consegue estabelecer a quantificação das pessoas e não qualificação.

Qualificar politicamente é avançar na arquitetura de instrumentos que possibilitem a população tutelada ir além do voto, na exigência de direitos.

É conflitante o silêncio anêmico dos movimentos sociais, da juventude e tant@s e muit@s.

E na soma de todos estes fatores reafirmamos a nova gestão da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos que a geografia institucional e geracional do racismo é um dos fatores que faz germinar a caudalosa pobreza nas terras alagoanas.

No Ano Internacional dos Afrodescendentes instituído pela Organização das Nações Unidas, em 2010 e nos 10 anos da III Conferência Mundial Contra Racismo,

Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, ocorrido em Durban-África do Sul-2001, o estado alagoano carece urgente de soluções políticas que apontem dados consistentes da realidade da população negra em Alagoas, com o intuito de estabelecer o legítimo compromisso institucional de eliminar todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata, no estado denominado em um estudo nacional de “Pequena África” pelo altíssimo grau de desigualdades raciais aliado a um quadro de homofobia e genocídio dos moradores de rua crescente.

Na terra dominada por vocação, desde os tempos dos colonizadores, administrada por autoridades étnicas: homens,brancos,católicos, ditos heterossexuais é hora de abreviar a mensagem “útil” da idílica miscigenação brasileira e assumir o enfrentamento a intolerância institucionada secularmente às amplas maiorias minorizadas, na República dos Palmares, a mesma que um dia acreditou no quilombo dos sonhos:liberdade!

O que é mesmo democracia?

 

Fonte: Cada Minuto

+ sobre o tema

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

Raça e Cor – Eu visto esta camisa! Raça, cor e etnia no SUS

O Projeto Identidade trata da questão de direitos humanos,...

para lembrar

Ministras buscam parcerias com estados pela igualdade racial e de gênero

  As possibilidades de parcerias e convênios entre o governo...

Encontro reúne filósofos da América e da África

A conferência assume-se como um contributo ao diálogo «fluído»...

Caminhada Cultural Pela Liberdade Religiosa e Pela Paz.

No Brasil, devido a convivência de várias culturas...

Excelência, se o povo gritar o senhor acorda?

Por: Arísia Barros A Terra dos Marechais é...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=