A irmã de Obama

Fonte:Írohín – Jornal Online

Edson Lopes Cardoso

A questão racial fez um de suas raras aparições na prestigiosa coluna de Jânio de Freitas (Folha de S. Paulo, edição de 16/08/09, p. A8). A eventualidade da candidatura de Marina Silva à presidência da República foi avaliada positivamente pelo colunista, segundo o qual suas possibilidades eleitorais se fortaleceriam em razão do pertencimento racial.

Jânio de Freitas constrói uma espécie de ideologia do mérito, em que se destaca, além do gênero e da temática ambiental, a cor da pele de Marina Silva.

Penso que os limites do reconhecimento de uma identidade étnico-racial de uso ocasional e eleitoral saltam à vista. Por essa visão, as vantagens de uma candidatura negra são avaliadas exclusivamente por sua possível aproximação com a candidatura de Barack Obama nos Estados Unidos.

Parece que o conteúdo da identificação quase se esgota numa semelhança física mais que oportuna, aos olhos de Jânio. Extraídas de seus processos e referências, se tornariam candidaturas irmãs. Jânio de Freitas não se preocupa em apontar vínculos com questões locais relacionadas à subcidadania do segmento negro da população e suas implicações e desdobramentos (exceto pela alusão ao fato de que nos EUA os negros têm renda para fazer generosas doações de campanha). Ao menos por enquanto, a perspectiva de vantagem eleitoral da cor é meramente simbólica.

A alusão aos negros nesses espaços e nessas ocasiões não costuma passar mesmo de vagas referências epidérmicas. Neste caso, apenas sinaliza a viabilidade de se capitalizar o previsível “efeito Obama” com uma bem dosada combinação de sentimentalismo e oportunismo eleitoral, sem maiores conexões existenciais e políticas. Não significa nenhuma ruptura com a interdição da participação do negro no processo político. Ao menos para a política institucional como é concebida hoje no Brasil.

Matéria original: A irmã de Obama

+ sobre o tema

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos...

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e...

para lembrar

Marta diz que tem gente que ainda “não vota em mulher”

Ex-prefeita de SP afirma que PT não sabe como...

A Filha da Amazônia balança política nacional brasileira

Filha da Amazônia balança política nacional brasileira   Para...

Obama vira menino de calças curtas em homenagem na Indonésia

Fonte: G1- Presidente dos EUA ganhou estátua de bronze em...

80 mil vão às ruas pela religião livre

Fonte:O dia Na orla de Copacabana, passeata contra a...

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que equipara aborto acima de 22 semanas...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano, foram feitas 7.887 denúncias de estupro de vulnerável ao serviço Disque Direitos Humanos (Disque...

‘Criança não é mãe’: manifestantes em todo o Brasil protestam contra PL da Gravidez Infantil

Diversas cidades do país receberam na noite desta quinta-feira (13) atos de movimentos feministas contra o projeto de lei que equipara aborto a homicídio,...
-+=