A longa batalha de Cécile Kyenge contra as amarras do racismo – Por Mara Gomes

O preconceito racial atinge o negro intensamente, causando uma dor que só quem sente pode realmente dizer a proporção dos danos causados dentro de si. Imagine um trauma de infância que te persegue sempre e que não tem cura. Como se você saísse na rua em estado de alerta constante porque saberia que iria encontrar ele e teria que lidar com o problema do mesmo jeito de sempre. Só que é uma luta tão cotidiana que parece ser em vão, parece que nada vai mudar e você sai de cada batalha sempre ferido, com uma dor amortecida e um cansaço irreversível.

Pra quem não é negro eu posso tentar explicar o que se sente com o racismo de um modo mais fácil. Todos têm seus traumas, não é? Acredito que sim, mesmo que você nunca tenha parado pra pensar a respeito existe sempre alguma ferida que não gostamos de tocar, algum medo que sempre se esconde, ou aquele assunto do qual não gostamos de falar porque ficamos extremamente vulneráveis quando falamos.

Lembre-se dessa “dorzinha” incômoda, na maioria das vezes você pode fugir dela porque não são em todos os lugares do mundo que os estímulos para alertar essa dor estão inseridos. Você consegue fugir, alguns conseguem bem mais fácil que outros, mas existe um escape, não é? O Racismo é a mesma coisa é esse trauma, essa ferida, mas ela nunca some, ela não tem escape, não podemos fugir porque está em todo o lugar. O racismo é institucional e está incluso em todas as relações que existem dentro da nossa sociedade e ele nunca some e também, infelizmente, nunca é superado.

Cécile Kyenge é o nosso mais presente caso de racismo nessas últimas semanas, a africana de 49 anos, que é atualmente a primeira mulher negra a ocupar o cargo de ministra na Itália, vem sofrendo diversas represálias racistas de direitistas ignorantes. Cécile é formada em medicina e sempre defendeu a melhoria das condições de vida dos imigrantes na Itália. Na última semana ela deu seu relato, disse que não vai recuar e que pensa em suas duas filhas, tem medo que os ataques que esta recebendo as afete. Pensa também nos imigrantes fala que eles não têm a mesma garantia de segurança que ela tem para lidar com o racismo, eles sofrem ataques constantemente na Itália, todos os dias.

Com toda a certeza ela deve estar ferida por essas constantes afrontas que recebe de reacionários e preconceituosos diariamente. Primeiro a compararam a um orangotango, agora lhe atiram bananas interrompendo seu discurso. Obviamente eles não sabem admirar a sua capacidade, ou melhor, nem enxergam a sua capacidade, pois o que importa é a cor e essa cor incomoda, machuca e os tira do sério; e diga-se de passagem, ela é mulher, isso incomoda o tanto quanto.

O mundo está despreparado ainda e não sabe valorizar a capacidade intelectual de um negro, não importa o cargo que ele ocupe. Imagina então a capacidade de uma mulher negra! Apague da sua cabeça esse falso conceito de democracia racial, ele não existe, nem no Brasil, nem em nenhum outro lugar do mundo. O monstro chamado racismo vem e volta e se esconde no armário, em baixo da cama, no discurso do presidente, na faculdade e na novelinha das nove.

Ele está sempre por aí e precisamos estar em constante estado de alerta. Não é surpreendente saber que isso cansa, não é? Por isso os negros registram maiores índices de depressão e baixos índices de bem-estar psicológico e autoestima, também maior exposição ao estresse crônico. O Racismo mata, não só com armas de fogo, mas também com palavras, com preconceito velado.

Cécile vem nos mostrar de novo que o racismo não está escondido, olhe para o lado! Ele está bem aí! Como bell hooks costumava afirmar, normalmente, quando as pessoas falam sobre a “força” das mulheres negras estão se referindo à maneira pela qual percebem as mulheres negras lidando com opressão. Mas elas ignoram a realidade que é: ser forte em frente à opressão não é o mesmo que superar a opressão. A nossa resistência, como mulheres negras, não deve ser confundida com a transformação.

Somos todas Cécile Kyenge, sentimos a sua resistência a apoiamos com toda a nossa força e compartilhamos da sua dor. Até que o racismo seja enfim superado no mundo inteiro a luta dessa mulher negra deve ser a nossa luta, até que o monstro durma e nunca mais acorde. Porém ele não pode ficar escondido no armário, ele tem sim que sair pra fora e ser enfrentado, o fim dele será quando morrer em batalha. Por isso não devemos descansar até que ele desapareça por completo.

Bibliografia:

FARO, André; PEREIRA, Marcos Emanoel. Raça, racismo e saúde: a desigualdade social da distribuição do estresse. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 16, n. 3, Dec. 2011 .

Ministra negra diz que está cansada de ofensas, mas não desistirá

Racismo na Itália: Em festa do Partido Democrata atiraram duas bananas em Cécile Kyenge

O racismo envergonha a Itália

 

Fonte: Blogueiras Negras 

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...
spot_imgspot_img

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=