A música outra

A versão de ‘Mulheres’ escrita por Doralyce e Silvia, duas mulheres negras, é a versão outra do outro do outro

Eu tô pra ver um ano pior que 2018, pelo menos na minha vida. Na verdade espero não ver, ainda que 2021 e 2022 tenham feito concorrência pesada. Em 2018 olhei para o abismo, e ele me olhou de volta. Semana passada, com a morte de Tina Turner, me lembrei de que este foi o ano em que meditei com maior frequência. Eu meditava três vezes por dia, como quem toma antibióticos. Foi assim que encontrei Tina recitando o Sutra de Lótus no YouTube e celebrei a capacidade do artista em ser múltiplo, em estar aberto a construir novas coisas, mesmo quando parece que não há mais nada a ser construído.

Tina Turner – Foto: Lynn Goldsmith/Divulgação

Meu Deus, pensando agora, foram tantos os abismos políticos! O assassinato da Marielle, a prisão do Lula, a eleição do Bolsonaro. Falo só desses abismos porque prefiro, pelo menos hoje, não expor minha vida pessoal. Muito se fala de 2020, mas 2018 foi o início do fim do mundo.

E falando nele, a gente já chegou à conclusão de que, além da vacina, foi a arte que nos salvou do abismo pandêmico. Filmes, livros e especialmente a música nos fizeram companhia e serviram de alento para milhões de pessoas.

E falando nela, eu estava em 2018, em uma das primeiras vezes que a versão de “Mulheres”, composta por Doralyce e Silvia Duffrayer, foi cantada ao vivo. Era a roda do Samba que Elas Querem, na Cinelândia, se não me engano, na Banca do André. A letra era tão bonita, gostosa, respeitosa e potente, que você aprendia a cantar a plenos pulmões em cinco segundos. Aquela letra era tudo que a gente necessitava cantar a plenos pulmões em 2018.

Qual não foi minha surpresa ao ver o post da Doralyce semana passada contando que o “hino” seria retirado das plataformas digitais a pedido do compositor da versão original e de sua editora. Doralyce ainda escreve que 100% da propriedade intelectual e do direito autoral sobre a versão já tinham sido cedidos ao autor.

Na verdade, o que mais me assustou foi uma frase na resposta do próprio compositor ao post. Não, não foi a parte do “podia ter tirado do YouTube também”, como quem diz “agradeçam!”. Foi a frase: “Nada contra a luta de vocês.”

Simone de Beauvoir cunhou o conceito da mulher como “o outro”, sem reciprocidade do olhar do homem. Grada Kilomba chama a mulher negra de “o outro do outro”, duplamente desqualificada.

A versão de “Mulheres” escrita por Doralyce e Silvia, duas mulheres negras, é a versão outra do outro do outro. Sempre será a luta de “vocês”, para determinadas pessoas. Essas pessoas nunca farão parte, nunca estarão junto, não porque são indesejadas, e sim porque não se reconhecem. Elas são só pessoas, nós somos o outro (do outro).

Você consegue imaginar Chico Buarque proibindo a versão de “Cálice” do Criolo? Chico passou a cantar a versão, agradeceu e disse que Criolo o chamou para o “clube”. O berço pode ser o rap, o samba, o funk, mas não existe fronteira para a poesia. Mais ainda quando a poesia é cantada na rua, nos bares, nas bancas, nas rodas.

Na próxima sexta-feira, Doralyce lança seu novo álbum, “Dassalu”, falando de amor, cheio de referências diaspóricas, influências da música hauçá e nagô, e ela me disse que é sobre isso que ela gostaria de estar falando neste momento. Vamos ouvir.

+ sobre o tema

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de...

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e...

para lembrar

Onde estavam as mulheres negras na ditadura militar?

Vou começar falando da dificuldade em escrever sobre mulheres...

Viola Davis manda recado de apoio ao Brasil

'Brasil estou com você', escreveu a atriz americana vencedora...

Grupo usa mitologia dos orixás para criar coreografias e oficinas de dança

Balé das Yabás debate o feminismo e o transforma...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=