A nova propaganda machista e manipuladora da Avon – Por Jarid Arraes

Muito se fala sobre como as propagandas manipulam a mente dos consumidores e criam neles a vontade de comprar algo que nem sempre é útil, necessário ou até mesmo bom. Porém, por mais que esse discurso seja mais ou menos aceito, nem sempre é fácil identificar o jogo de manipulação. A Avon, no entanto, lançou recentemente uma propaganda que pode ajudar a tornar essa questão mais acessível para o público.

No vídeo disponível no canal da marca no Youtube, uma moça branca e magra briga consigo em frente a um espelho: “Parabéns, eu acordei gorda de novo! Por que? Porque você não resistiu aquele último brigadeiro da festa. Comeu e hoje acordou parecendo um balão de gás hélio, inchado. Agora toca começar a dieta da proteína, a dieta dos pontos, do tipo sanguíneo, da pera, da lua. Parabéns pra você que se comportou a semana inteira e errou justo no dia da festa. Aquele vestido que você comprou, sabe aquele vestido lindo branco? Esquece, vai ficar todo marcado, ridículo. Vai colocar esse corpinho redondo cheio de brigadeiro pra dançar na pista, vai”.

A reação da moça diante do consumo de um mísero brigadeiro pode soar exagerada e absurda para alguns, mas a verdade é que esse pensamento é a realidade diária de milhares de mulheres, incluindo as que sofrem com transtornos alimentares como anorexia e bulimia; para elas, um único brigadeiro pode provocar crises severas. O discurso presente no vídeo é o discurso que essas mulheres reproduzem constantemente, sem qualquer “toque de humor”. Além disso, mulheres gordas são insultadas do início ao fim, ridicularizadas e desvalorizadas como seres humanos. E apesar da questão ser certamente mais grave para mulheres que sofrem com transtornos alimentares, a agressividade presente no vídeo atinge todo o gênero feminino.

Com o show de ofensas, a Avon espera despertar a preocupação com a aparência física em suas consumidoras. A partir daí todas as mulheres estão, presumidamente, na frente do espelho em verdadeira paranóia, se chamando de ridículas e se torturando porque não “se comportaram”. Até que a empresa, como um passe de mágica, oferece uma solução milagrosa, um produto que em apenas alguns segundos consegue transformar a autoestima destruída em uma autoimagem confiante. O discurso no vídeo de repente muda: “(…) Você vai rechear aquele vestido, vai sambar, se acabar. Os caras não querem ter onde pegar? Então pronto, meu amor. Tá linda, gata, poderosa. Olha só pra você!”
Infelizmente a vida real não é simples assim. Não basta uma aplicação de um produto de maquiagem para que a autoestima destroçada se transforme em amor próprio absoluto. E, ao contrário do que a empresa sugere, o fato de existirem homens que queiram “ter onde pegar” também não faz com que a mulher que se odeia passe a se amar. Afinal, são muitos anos de vida ouvindo que nunca são bonitas o suficiente, que seu valor está diretamente relacionado ao seu peso e as aos ditos “defeitos” no rosto e no corpo. Com uma vida inteira de destruição, nenhum produto é capaz de reparar os estragos. Mas certamente servirá como uma “máscara”.

A Avon sabe que muitas mulheres tentam resolver o problema maior buscando paliativos como os seus produtos. Por isso faz uma propaganda tão descaradamente manipuladora e ofensiva, que trata mulheres como desequilibradas. Subestima a inteligência de todo o gênero feminino, sugere que devem se sentir satisfeitas porque alguns homens gostam de “ter onde pegar” e oferece seu serviço.

Será que as pessoas têm tão pouco senso crítico como a empresa julga?

 

+ sobre o tema

Murray corrige jornalista e protagoniza novo episódio contra sexismo no esporte

Tenista número 1 do mundo, britânico Andy Murray interrompeu...

Vítima de estupro coletivo cometeu suicídio após ser humilhada no WhatsApp

Uma indiana de 40 anos cometeu suicídio em janeiro...

Laverne Cox fala sobre oportunidades limitadas para atores transexuais

A atriz de 'Orange Is The New Black' conta...

para lembrar

Mulheres negras romperam o paradigma da enfermeira padrão no início do século 20, revela pesquisa

Embalado pelas invenções e novidades do final do século...

Joyce Ribeiro vai ser a primeira mulher negra a mediar um debate presidencial em 68 anos

Desde que assumiu o posto de principal âncora da TV...

Não há mais espaço para violência obstétrica contra mulheres negras

Falar sobre violência obstétrica no Brasil durante a semana da consciência...

Quem é Carmen Silva, a líder dos sem-teto que a (in)Justiça quer prender

Admiradores, amigos e parceiros revelam a mulher que pretende...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=