A vez dos evangélicos: Feliciano não nos representa

Lelis Washington Marinhos, relator do conselho político da Convenção Geral das Assembleias de Deus, afirma: “Feliciano não fala em nome da Assembleia de Deus”

O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) pode não representar a militância gay, os fã-clubes de John Lennon ou Caetano Veloso, mas representa, sim, os mais de 200 mil eleitores que lhe garantiram seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Sua eleição em 2010 não o autoriza, porém, a falar em nome de todos os evangélicos – ou mesmo da Assembleia de Deus, denominação a que pertence. É o que deixa claro Lelis Washington Marinhos, relator do conselho político da Convenção Geral das Assembleias de Deus: “Feliciano não fala em nome da Assembleia de Deus.” Ou seja: se você é evangélico e também se assusta com alguém que envolve Deus em questões mundanas como a decisão de Mark Chapman de apertar o gatilho contra o Beatle que compôs ‘Give Peace a Chance’, tenha paciência. Marco Feliciano não representa oficialmente todos os fiéis pentecostais.

Ironias à parte, a declaração de Marinhos guarda distância das campanhas intransigentes movidas na internet contra o pastor, sob o mote “não nos representa”. Os evangélicos não compõem uma unidade política e não há razão para que um deputado os represente em sua totalidade. Ao contrário: cada denominação, cada corrente, cada pastor tem autonomia para mobilizar os fiéis e ajudar a eleger seus candidatos favoritos, de diferentes partidos. Assim, líderes evangélicos frequentemente disputam um mesmo eleitorado. E a súbita notoriedade de Feliciano pode começar a incomodar outros candidatos evangélicos.

O saldo eleitoral das declarações de Feliciano, admite Marinhos, até o momento tende a ser positivo. “Tudo indica que essa aparição, essa presença forte na mídia, aumente a votação”, diz Marinhos. No entanto, o pastor pondera que está nas mãos do Partido Social Cristão aproveitar a visibilidade de Feliciano e emplacar mais candidatos pentecostais, com o que a Assembleia de Deus espera atingir sua meta de eleger pelo menos um deputado federal e um estadual em cada unidade da federação.

Por enquanto, no entanto, não há intenção de usar a imagem de Feliciano como ponto central da campanha – pelo menos não na Assembleia de Deus. “Ele não representa o pensamento da igreja, muito embora a igreja o tenha apoiado nesse episódio por entender que a bancada evangélica não pode ser penalizada”, argumenta Marinhos, para quem o caso de Feliciano serviu como ponto de partida para um grupo de parlamentares explorar de forma negativa o crescimento dos evangélicos na política. “A escolha dele na comissão é uma questão meramente política e partidária”, afirma. Feliciano tem um pensamento “autônomo”, como reforça o relator do conselho político da Assembleia de Deus.

O barulho causado por Feliciano serviu, ainda que com fortes reações, para ampliar a visibilidade dele e do PSC. Longe do microfone da Comissão de Direitos Humanos, no entanto, os líderes evangélicos tentam evitar que os que não creem que Deus tenha matado John Lennon, derrubado o avião dos Mamonas Assassinas ou afundado o Titanic passem a ver essas posições como uma “opinião evangélica”. “Com certeza uma pessoa não morreria por drogas se tivesse na igreja. Não há pessoas viciadas aqui porque elas saem dessa vida na igreja. Recentemente um grande cantor (Chorão, no Charlie Brown Jr.) morreu de overdose. Isso não aconteceria, por exemplo, se ele tivesse buscado a igreja. Mas Deus não é vingativo, são os erros humanos que propiciam determinada consequência. Deus não tem prazer na morte.”

Feliciano encarna um personagem cínico para continuar na comissão

150 líderes evangélicos rejeitam publicamente Marco Feliciano

O pastor Feliciano e a fragilidade da política rastaquera do Brasil

Polêmica com Feliciano dá maior visibilidade a questões relativas aos Direitos Humanos

Belo Horizonte inicia luta contra homofobia no futebol

PSC mantém apoio a pastor acusado de homofobia

 

Fonte: Abril

+ sobre o tema

No Recife, Marina Silva sai em defesa de Marco Feliciano

“Feliciano está sendo mais hostilizado por ser evangélico que...

Condenado por atear fogo em índio Galdino passa em concurso e vira servidor

Depois de quitar dívida com a Justiça, um dos...

Maceió: Movimento negro denuncia ação de policiais à Promotoria de Justiça de Direitos Humanos

Representantes do movimento negro, a professora universitária Franqueline...

I Fórum Direitos Humanos, Diversidade e Preconceito acontece nesta quarta-feira (16), na URCA

Começa nesta quarta-feira, na Universidade Regional do Cariri...

para lembrar

Classe média antipetista irá pagar em breve o preço de apoiar Temer

O colunista Jânio de Freitas, em artigo publicado na...

Campanha #MaisQueImigrante visa desconstruir xenofobia dos brasileiros

Até o fim do mês, projeto reunirá relatos, fotos...

Anistia Internacional e juízes criticam Estado brasileiro por mortes em Manaus

A Associação Juízes para a Democracia (AJD), criticou o...

Nova Política de Drogas com Nathália Oliveira

“Justificando Entrevista” começa neste 2017 com o debate mais...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=