Polêmica com Feliciano dá maior visibilidade a questões relativas aos Direitos Humanos

Setores da sociedade contra e a favor de Feliciano já alardeiam os ganhos com a exposição dele

Desde que o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) assumiu a Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, segmentos da sociedade civil que já se enfrentavam silenciosamente há muitos anos abriram trincheiras barulhentas e passaram a se confrontar em campo aberto com grande repercussão na sociedade. De um lado, evangélicos, setores religiosos, simpatizantes e forças conservadoras cerram fileiras pela legitimidade da escolha do deputado evangélico para chefiar a CDH. Do outro, movimentos sociais em defesa dos homossexuais, dos negros e das mulheres acusam Feliciano de ter cometido crime de racismo e de ser incapaz de cumprir a função de presidente com isenção. Entre fogo cruzado de todos os lados, ambos os campos já propagandeiam vitórias com a polêmica.

“Nunca se discutiu tanto no país as questões dos homossexuais. Nunca na história deste país elas tiveram tanta adesão quanto neste momento”, avalia o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Carlos Magno. “Feliciano está em evidência. No sentido político eu não saberia dizer se ele está sendo beneficiado, mas a Comissão de Direitos Humanos certamente foi beneficiada com a polêmica. Ninguém antes a conhecia. A discussão trouxe benefícios para a própria causa dos direitos humanos”, afirma o pastor Toniel Pires, da Igreja Evangélica Movimento da Fé, no Centro de Belo Horizonte, que defende a permanência de Feliciano. Segundo ele, o deputado do PSC está sendo mal interpretado e perseguido por ativistas. “Quando se trata de direitos humanos, não há ninguém melhor do que um sacerdote. Eu nunca vi atitude alguma do Feliciano demonstrando racismo ou homofobia”, garante.

O militante do movimento negro e membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (CNPIR) Clédisson Júnior discorda. “As declarações dele têm um cunho racista e extrapolam o direito de liberdade de expressão. Elas vão contra os princípios de igualdade e respeito da Constituição. Mesmo tendo foro privilegiado, ele tem que ser enquadrado por crime de racismo e ser julgado”, pontua.

Legitimidade 

Gisele Martins, de 20 anos, que frequenta a Igreja Deus É Amor, no Bairro Lagoinha, desde criança, acredita que o pastor deve pedir desculpas a quem se sentiu ofendido, e afirma que ele não é racista e nem homofóbico. “Feliciano me representa. O que ele falou em cultos e no que ele acredita não pode ser misturado com o trabalho que ele faz como homem público. Ele está sendo perseguido porque está falando demais. Mas ele foi eleito pelo povo e eleito também de forma legítima para presidir a comissão. Então, ele tem o direito de estar ali”, sustenta ela.

Presidente do Movimento Popular da Mulher, Bebela Ramos de Siqueira acredita que, por ter um histórico conhecido de preconceito e fundamentalismo religioso, o deputado não está apto a presidir a comissão e discutir os temas que a ela cabem.

Ângela Gomes, coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado (MNU) e membro do CNPIR, interpreta que o fato de Feliciano estar à frente da CDHM constitui uma violação aos direitos humanos. Ela afirma que não se preocupa com os milhares de pessoas que passaram a defender o pastor e destaca que o papel dos movimentos sociais é continuar trabalhando por uma sociedade mais justa e igualitária. “Quem ganha capital político com ideias nazistas, homofóbicas, preconceituosas não pode ser modelo para uma sociedade democrática. Hitler também foi eleito e foi muito popular. Nós temos que denunciar: se tem gente que ganha voto matando trabalhador no campo, eu não voto. Se tem quem ganha voto com homofobia e racismo, não votem nessas pessoas”, pede.

150 líderes evangélicos rejeitam publicamente Marco Feliciano

“Religião morta e fajuta”, diz pastor Marco Feliciano sobre Igreja Católica

Questões sobre a denúncia de Gurgel contra Feliciano – por Enio Squeff

Obrigado, Feliciano!

Tumulto, rosto escondido e pastor ‘ex-gay’ marcam passagem de Feliciano por Salvador

Pregação de Feliciano é ‘racista’, afirma pastor e teólogo

Declarações de Feliciano incitam o ódio e a intolerância, diz Ministra dos Direitos Humanos

Fonte: EM

+ sobre o tema

Fundo Brasil de direitos humanos abre vagas para: Assessor de Projetos

  O Fundo Brasil de Direitos Humanos está selecionando candidato(a)...

O polo naval e as comunidades tradicionais do rio Amazonas

A floresta, margeada pelo imponente rio Amazonas, parece inabitada....

Paim anuncia lançamento da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (4), o senador...

Cunha: “Aborto e regulação da mídia só serão votados por cima do meu cadáver”

Eleito presidente da Câmara em primeiro turno, depois de...

para lembrar

Fazendeiro acusado de ordenar a morte de Dorothy Stang é condenado a 30 anos de prisão

    Vitalmiro Bastos de Moura, que já está preso em...

SP: sindicato protesta contra trabalho escravo em rede varejista

  O Sindicato dos Comerciários de São Paulo...

Líder indígena Alessandra Munduruku ganha prêmio de direitos humanos

A líder indígena Alessandra Korap Munduruku ganhou a edição...

“Eu já estava jogada no chão, algemada, e o PM ainda colocou a perna em cima da minha cabeça”

Índia xacriabá denuncia ação violenta da Polícia Militar A índia...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=