A violência doméstica contra a mulher: Um desafio à filosofia e à teologia no Brasil

Resumo A Lei nº. 11.340, Lei Maria da Penha, foi sancionada no Brasil em 07 de agosto de 2006, devido às lutas históricas das feministas, movimentos de mulheres e atendendo aos compromissos internacionais assumidos pelo Estado em favor dos direitos humanos das mulheres. O Brasil é reconhecido como um dos lugares mais perigosos para as mulheres viverem, onde a violência doméstica e o sexismo são uma terrível realidade. Não por acaso a teóloga e filósofa feminista brasileira Ivone Gebara afirma que “as feministas não têm trabalhado suficientemente as cadeias religiosas dos meios populares, que são cadeias que consolam e oprimem ao mesmo tempo”, e que “não se pode ser feminista ignorando a pertença religiosa das mulheres”. Como acredita Hunt, o enfrentamento à violência contra as mulheres é um tema complexo que somente poderá ser superado com o trabalho conjunto, por isso urge encontrarcomunidades de resistência e transformação em outras tradições de fé e mesmo fora das religiões. Sendo, portanto, um desafio que confronta a Teologia e a Filosofia no Brasil e que tem sido assumido por Ivone Gebara, em sua Fenomenologia Feminsta do Mal, que “Trata-se de uma fenomenologia existencial a partir do discurso sobre uma vivência particular, isto é, a vivência das mulheres”, e por Sueli Carneiro, em sua tese “A Construção do outro como não-ser como fundamento do ser”, que potencializando a  análise de gênero com o dispositivo “racialidade/biopoder”, evidencia o epistemicídio, do qual as mulheres negras são as mais atingidas.

Por Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira, do Periodicos

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A violência doméstica contra a mulher: Um desafio à filosofia e à teologia no Brasil

 

 

 

 

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