quarta-feira, maio 25, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasAberto o processo seletivo de pesquisadores para o Projeto Quilombo das Américas

Aberto o processo seletivo de pesquisadores para o Projeto Quilombo das Américas

Informe-se sobre os requisitos para os que querem concorrer à seleção, entenda a realidade das comunidades afrorurais nas Américas e acesse os termos de referência para encaminhar sua proposta.

Estão abertos os processos seletivos para a contratação da equipe de pesquisadores que dará início ao projeto Quilombo das Américas. O projeto  tem por objetivo construir uma rede de articulação de políticas públicas e cooperação entre as comunidades afrorurais do Brasil, Equador, Colômbia e Panamá. As pesquisas serão realizadas em comunidades afrorurais da América Latina e do Caribe. As quais, com suas características diversas recebem diferentes denominações, tais como: quilombolas, palenques, cumbes, maroons, cimarrones. Estes grupos integram uma população de afrodescendentes que, nas Américas, ultrapassa 140 milhões de pessoas. E representa um terço da população total do continente, estimada em 450 milhões de habitantes. O projeto Quilombo das Américas visa a atingir negros que têm convivido historicamente com uma situação de extrema exclusão socioeconômica, o que vem colocando em risco, não apenas seres humanos, mas também o riquíssimo acervo cultural por eles construído e as identidades destes povos.  Com a rede de políticas públicas, tem-se em vista a promoção da soberania alimentar e a ampliação do acesso aos direitos econômicos, sociais e culturais.

Quem pode concorrer à seleção – As vagas estão abertas para pesquisadores com Mestrado ou Doutorado nas áreas de Ciências Sociais e Ciências da Terra, que tenham experiência prévia junto a comunidades afro rurais e fluência em português e espanhol. Estimulamos, ainda, a participação de candidatos(as) afrodescendentes e mulheres neste processo seletivo.

Coordenação e parcerias – Coordenado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR, através da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais, o Quilombo das Américas conta ainda com a parceria da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, por meio do seu Centro Nacional de Pesquisa em Hortaliças (EMBRAPA/CNPH), e do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA. Organismos Internacionais também integram a rede de apoio ao projeto, tais como: Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM).

Confira abaixo os Termos de Referência e encaminhe sua proposta!

Coordenador-Geral – inscrições até 01º de novembro de 2010

Consultor administrativo- inscrições até 11 de novembro de 2010

Pesquisador Ciências Sociais Brasil e Colômbia – inscrições até 11 de novembro de 2010

Pesquisador Ciências Sociais Equador e Panamá – inscrições até 11 de novembro de 2010

Pesquisador Ciências da Terra Brasil e Colômbia – inscrições até 11 de novembro de 2010

Pesquisador Ciências da Terra Equador e Panamá – inscrições até 11 de novembro de 2010


Coordenação de Comunicação Social

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Presidência da República
Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 9º andar – 70.054-906 – Brasília (DF)
Telefone: (61) 3411-3670
www.presidencia.gov.br/seppir

Artigos Relacionados
-+=