segunda-feira, agosto 15, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasAções culturais marcam comemoração do Dia da Consciência Negra

Ações culturais marcam comemoração do Dia da Consciência Negra

Atrações gratuitas incluem cinema, show e exposição.

por André Roedel

 

A Secretaria Municipal de Cultura realiza uma série de atividades culturais gratuitas com o intuito de marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, apoiando ainda as festividades da Comunidade Negra de Indaiatuba (CONI). As atrações acontecem de 20 a 29 de novembro e incluem artes plásticas, cinema e show de samba e MPB, tudo com entrada franca.

Confira a programação completa:

Exposição de arte Consciência, de Elisa Faccin

De 18 a 29 de novembro – 08h às 17h (segunda a sexta)

Local: Saguão da Prefeitura Municipal

Entrada franca.

Natural de São Paulo e tendo Indaiatuba como morada há 10 anos, a artista Elisa Faccin iniciou sua carreira em 2009, também com uma mostra em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Nesta exposição apresenta 13 trabalhos, sendo nove óleos sobre tela (Maithô – Os olhos veem, Sallan Samir Angel – Anjo companheiro da paz, Kijana – Jovens, Kitoto – Criança preciosa, Thuraia – Estrela da minha vida, Denker – Pensador, Bomani – Guerreiro, Mãos que trabalham e Haidar – Forte e Robusto) e quatro esculturas (Kipendo – Amor, Kiango – Raio de sol, Armoni – Homem livre e Chimui – Benção de Deus). Todas as obras ressaltam a luta contra o preconceito racial e a importância da raça negra na formação do povo brasileiro e na cultura do país.

Exibição do filme Dia de Preto (parceria com o Cine Topázio)

Dia 20 de novembro, quarta-feira – 15h e 19h

Dia 23 de novembro, sábado – 15h

Local: Cine Topázio do Polo Shopping

Ingressos: gratuitos, devem ser retirados na bilheteria no dia da exibição a partir das 14h30.

Sinopse: filme de Marcos Felipe, Marcial Renato e Daniel Matos, Dia de Preto é uma adaptação moderna da lenda brasileira do primeiro escravo alforriado do Brasil. O ator Marcelo Batista interpreta um jovem negro lutando pela liberdade e que foge de seu patrão e de uma gangue sinistra, determinados a encontrar uma relíquia sagrada roubada: um sino de ouro histórico, peça valiosa que remonta ao Rio de Janeiro do século XVII. Com suspense e humor, a obra conduz os expectadores sob o ponto de vista do protagonista durante um dia alucinante, cheio de contratempos e personagens bizarros. Duração: 1h25. Classificação etária: 14 anos.

Show com o grupo Vizinhos da Etelvina (integra as festividades da CONI)

Dia 23 de novembro – sábado – 18h

Local: Concha Acústica do Parque Ecológico

Entrada Franca.

Proveniente de Campinas, o grupo Vizinhos de Etelvina surgiu em 2006 com a proposta de tocar o samba tradicional e pinçar o melhor do estilo moderno, em uma miscelânea de autores como Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Jorge Aragão e Arlindo Cruz, entre outros. O repertório inclui ainda choro, compositores da MPB, balanços e sambas enredo, com muita animação. Componentes: Arnaldo Farinha (pandeiro), Walbão (voz e surdo), Sérgio Coquim (cavaco e voz), Daniel Dori (violão) e Rua Spinola (percussão).

Serviço
Prefeitura Municipal – Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, nº 2.800 – Jardim Esplanada II
Pólo Shopping – Alameda Filtros Mann, nº 670 – Jardim Tropical
Concha Acústica do Parque Ecológico – Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, s/nº – Vila Areal
Informações: (19) 3825-2056

Fonte: Itu.com

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench