Afirmando identidades para a saúde integral

II Seminário Nacional de Lésbicas Negras e Bissexuais, SENALE Negras, aborda temas estruturantes numa trama de intersecções necessárias entre combate ao racismo, sexualidade, relações de gênero e um cotidiano de cuidados consigo e com as outras

Por Cidinha da Silva Do Portal Fórum

Acontece de 28 a 30 de agosto de 2015, em Curitiba, o II Seminário Nacional de Lésbicas Negras e Bissexuais, SENALE Negras. O tema geral é instigante: “Afirmando identidades para a saúde integral” e mobiliza cerca de 150 mulheres inscritas, oriundas de todo o país.

Durante três dias, palestras, rodas de conversa e oficinas abordarão temas estruturantes para a vida das lésbicas e bissexuais negras, numa trama de intersecções necessárias entre combate ao racismo, sexualidade, relações de gênero e um cotidiano de cuidados consigo e com as outras, e de construção da saúde integral.

Os debates começam com dois painéis, o primeiro sobre a trajetória das mulheres negras e lésbicas na história do Brasil e outro sobre perspectivas de autonomia: influência do trabalho na vida das lésbicas negras. Trata-se de duas questões candentes sobre protagonismo e sobre saúde psíquica e subsistência material das lésbicas e bissexuais negras.

Temas como as vulnerabilidades experimentadas pelas jovens lésbicas e bissexuais negras e os avanços e desafios das políticas públicas para o setor, racismo, equidade e saúde, afetos e desafetos na lesbianidade também serão abordados.

Haverá um foco específico na área da saúde com debates sobre os impactos do racismo institucional na saúde, uso de álcool e outras drogas, saúde sexual e reprodutiva de lésbicas e bissexuais, com atenção às situações de violência sexual. Temáticas fundamentais, uma vez que, dentro das casas tem crescido a denúncia de casos de violência entre mulheres e, fora delas, avançam exponencialmente os casos de “estupros corretivos”.

O encontro contará ainda com relatos de experiências da implementação da Política LGBT nas cidades e estados; discussões sobre a situação da juventude de terreiro e o extermínio da juventude negra.

Acontecerão também oficinas literárias, exibição de filmes e documentários sobre a temática do seminário, debate sobre a participação organizada das lésbicas e bissexuais negras  na Marcha Mulheres Negras 2015 Contra o Racismo e pelo Bem Viver, prevista para o dia 18 de novembro, em Brasília.

Por fim, serão ainda contempladas as temáticas das lésbicas, bissexuais e trans negras privadas de liberdade e haverá um olhar amoroso e pleno de cuidados sobre o envelhecer das lésbicas e bissexuais negras.

Dá mesmo vontade de participar.

 

 

+ sobre o tema

Judith Butler: corpo, política e linguagem

Novo livro da filósofa Judith Butler versa sobre ocupações...

‘A gente é mais feliz quando se aceita’, diz rapper Karol Conka

Cheia de estilo e nova queridinha do mundo fashion,...

Luta por terra é apontada entre violências contra negras no Brasil

Isabela da Cruz cresceu no Quilombo Invernada Paiol de...

para lembrar

CCFA promove exposição fotográfica 1.000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo

O Centro Cultural Franco Amapaense (CCFA) promoverá, no período...

Marido mata mulher após ameaça em perfil de rede social

No perfil atribuído ao autor do crime, foi postada...

Ações sobre o aborto devem reacender debate sobre o tema no STF e no Congresso

Uma nova ação protocolada pede que o aborto deixe de ser...

Inscrições abertas para o curso sobre violência contra mulheres e meninas

Estão abertas as inscrições para 20 vagas do Curso...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=