Afirmando identidades para a saúde integral

II Seminário Nacional de Lésbicas Negras e Bissexuais, SENALE Negras, aborda temas estruturantes numa trama de intersecções necessárias entre combate ao racismo, sexualidade, relações de gênero e um cotidiano de cuidados consigo e com as outras

Por Cidinha da Silva Do Portal Fórum

Acontece de 28 a 30 de agosto de 2015, em Curitiba, o II Seminário Nacional de Lésbicas Negras e Bissexuais, SENALE Negras. O tema geral é instigante: “Afirmando identidades para a saúde integral” e mobiliza cerca de 150 mulheres inscritas, oriundas de todo o país.

Durante três dias, palestras, rodas de conversa e oficinas abordarão temas estruturantes para a vida das lésbicas e bissexuais negras, numa trama de intersecções necessárias entre combate ao racismo, sexualidade, relações de gênero e um cotidiano de cuidados consigo e com as outras, e de construção da saúde integral.

Os debates começam com dois painéis, o primeiro sobre a trajetória das mulheres negras e lésbicas na história do Brasil e outro sobre perspectivas de autonomia: influência do trabalho na vida das lésbicas negras. Trata-se de duas questões candentes sobre protagonismo e sobre saúde psíquica e subsistência material das lésbicas e bissexuais negras.

Temas como as vulnerabilidades experimentadas pelas jovens lésbicas e bissexuais negras e os avanços e desafios das políticas públicas para o setor, racismo, equidade e saúde, afetos e desafetos na lesbianidade também serão abordados.

Haverá um foco específico na área da saúde com debates sobre os impactos do racismo institucional na saúde, uso de álcool e outras drogas, saúde sexual e reprodutiva de lésbicas e bissexuais, com atenção às situações de violência sexual. Temáticas fundamentais, uma vez que, dentro das casas tem crescido a denúncia de casos de violência entre mulheres e, fora delas, avançam exponencialmente os casos de “estupros corretivos”.

O encontro contará ainda com relatos de experiências da implementação da Política LGBT nas cidades e estados; discussões sobre a situação da juventude de terreiro e o extermínio da juventude negra.

Acontecerão também oficinas literárias, exibição de filmes e documentários sobre a temática do seminário, debate sobre a participação organizada das lésbicas e bissexuais negras  na Marcha Mulheres Negras 2015 Contra o Racismo e pelo Bem Viver, prevista para o dia 18 de novembro, em Brasília.

Por fim, serão ainda contempladas as temáticas das lésbicas, bissexuais e trans negras privadas de liberdade e haverá um olhar amoroso e pleno de cuidados sobre o envelhecer das lésbicas e bissexuais negras.

Dá mesmo vontade de participar.

 

 

+ sobre o tema

Garoto vítima de homofobia se suicida em Vitória; pais culpam escola do filho

No último dia 17 de fevereiro um garoto se...

“Nosso objetivo é a extinção da Justiça Militar”, diz ex-sargento homossexual discriminado

Fernando Alcântara e Laci Araújo, sargentos assumidamente gays, denunciaram...

STF julgará se Marco Feliciano será processado por homofobia

Procuradoria da União também acusa deputado de racismo A Procuradoria...

Casais homoafetivos viram ‘pães’ no Dia dos Pais

De acordo com o IBGE, 16% das famílias brasileiras...

para lembrar

Jovem preta é afastada de bebê após nascimento em maternidade de Florianópolis

Manifestantes fizeram um ato na tarde desta sexta-feira (30),...

Pelourinho recebe Festival de Afoxés em homenagem a mulher negra

Um desfile de cores e ritmos marcou a noite...

Primeira prefeita negra eleita, Tânia Terezinha quebra preconceitos

O município de Dois Irmãos, no Vale do Sinos,...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...
-+=