Afirmando identidades para a saúde integral

II Seminário Nacional de Lésbicas Negras e Bissexuais, SENALE Negras, aborda temas estruturantes numa trama de intersecções necessárias entre combate ao racismo, sexualidade, relações de gênero e um cotidiano de cuidados consigo e com as outras

Por Cidinha da Silva Do Portal Fórum

Acontece de 28 a 30 de agosto de 2015, em Curitiba, o II Seminário Nacional de Lésbicas Negras e Bissexuais, SENALE Negras. O tema geral é instigante: “Afirmando identidades para a saúde integral” e mobiliza cerca de 150 mulheres inscritas, oriundas de todo o país.

Durante três dias, palestras, rodas de conversa e oficinas abordarão temas estruturantes para a vida das lésbicas e bissexuais negras, numa trama de intersecções necessárias entre combate ao racismo, sexualidade, relações de gênero e um cotidiano de cuidados consigo e com as outras, e de construção da saúde integral.

Os debates começam com dois painéis, o primeiro sobre a trajetória das mulheres negras e lésbicas na história do Brasil e outro sobre perspectivas de autonomia: influência do trabalho na vida das lésbicas negras. Trata-se de duas questões candentes sobre protagonismo e sobre saúde psíquica e subsistência material das lésbicas e bissexuais negras.

Temas como as vulnerabilidades experimentadas pelas jovens lésbicas e bissexuais negras e os avanços e desafios das políticas públicas para o setor, racismo, equidade e saúde, afetos e desafetos na lesbianidade também serão abordados.

Haverá um foco específico na área da saúde com debates sobre os impactos do racismo institucional na saúde, uso de álcool e outras drogas, saúde sexual e reprodutiva de lésbicas e bissexuais, com atenção às situações de violência sexual. Temáticas fundamentais, uma vez que, dentro das casas tem crescido a denúncia de casos de violência entre mulheres e, fora delas, avançam exponencialmente os casos de “estupros corretivos”.

O encontro contará ainda com relatos de experiências da implementação da Política LGBT nas cidades e estados; discussões sobre a situação da juventude de terreiro e o extermínio da juventude negra.

Acontecerão também oficinas literárias, exibição de filmes e documentários sobre a temática do seminário, debate sobre a participação organizada das lésbicas e bissexuais negras  na Marcha Mulheres Negras 2015 Contra o Racismo e pelo Bem Viver, prevista para o dia 18 de novembro, em Brasília.

Por fim, serão ainda contempladas as temáticas das lésbicas, bissexuais e trans negras privadas de liberdade e haverá um olhar amoroso e pleno de cuidados sobre o envelhecer das lésbicas e bissexuais negras.

Dá mesmo vontade de participar.

 

 

+ sobre o tema

Justiça de Campinas garante que gestante trabalhe em casa, em razão da pandemia

A Justiça de Campinas, no interior de São Paulo,...

Danai Gurira, estrela de ‘Pantera Negra’ é nomeada embaixadora da ONU Mulheres

A atriz e dramaturga Danai Gurira, conhecida por interpretar...

Coronel Helena Reis é a nova secretária chefe da Casa Militar

Oficial será responsável também pela Coordenadoria Estadual da Defesa...

Tire o Machismo de Campo

A secretária de Políticas para as Mulheres da prefeitura...

para lembrar

Amanda Gorman lança livro com seu poema da posse de Biden e introdução de Oprah

Até pouco tempo atrás, Amanda Gorman tinha lido seus...

Mais de 3 mil mulheres têm morte violenta em Honduras entre 2002 e 2012

Pelo menos 3.018 mulheres morreram de maneira violenta em...

Filmes brasileiros se destacam na premiação LGBT do Festival de Berlim

Berlim, 23 fev (EFE).- O cinema brasileiro fez bonito...

Tem mulher negra no audiovisual, sim! (E se reclamar vai ter mais ainda…)

As mulheres negras, cada vez mais, ocupam os espaços...
spot_imgspot_img

Empreendedorismo feminino avança, mas negras têm obstáculos com receita e tempo de dedicação

O empreendedorismo feminino avança no Brasil, refletindo tendência global de igualdade na abertura de negócios por homens e mulheres, mas questões relacionadas a cor e raça colocam negras em desvantagem. O...

Exposição em São Paulo com artistas negras celebra a obra de Carolina Maria de Jesus

Assista: Exposição em SP celebra o legado de Carolina Maria de Jesus A jovem nunca tinha visto uma máquina de escrever, mas sabia o que...

Festival Justiça por Marielle e biografia infantil da vereadora vão marcar o 14 de março no Rio de Janeiro

A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro,...
-+=