África derrapa nos gramados, mas surpreende na segurança e nas estradas

Por: Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer

Depois de um mês de bola rolando, a África do Sul terminou no último domingo sua empreitada para realizar uma Copa do Mundo satisfatória e fazer bonito na primeira vez do torneio em continente africano. O balanço da organização foi positivo. As falhas atrapalharam, mas não mancharam o evento. Confira os principais destaques.

 

Segurança

Positivo: a preocupação pré-Copa foi muito maior do que os problemas que aconteceram. E poucos problemas, considerando a desigualdade social e os índices de violência da África do Sul.

Negativo: as revistas nos estádios se mostraram pouco rígidas e incapazes de impedir ações mais graves que, por sorte, não ocorreram. Roubos em hotéis e malas arrombadas foram recorrentes.

 

Transporte

sistema-de-transporte-da-africa-do-sul

Positivo: as rodovias da África do Sul são de primeiro mundo. Quem se deslocou entre as sedes da Copa de carro encontrou estradas em ótimas condições, pedágios baratos e postos de serviços bem localizados.

Negativo: as poucas empresas aéreas sul-africanas não suportaram a demanda. Faltaram voos domésticos. E o aeroporto de Durban não suportou o volume de chegadas no dia da semi entre Alemanha e Espanha. Resultado: centenas de passageiros com ingressos perderam o jogo. O transporte público foi deficiente em Johanesburgo.

 

Estádios

estadio-soccer-city-em-johanesburgo

Positivo: a África do Sul surpreendeu na qualidade das arenas, principalmente nas construídas especialmente para a Copa. São modernas, funcionais e bonitas. Se bem cuidadas, serão úteis para o esporte no país.

Negativo: gramados sofríveis irritaram a Fifa e as seleções. Muitos treinos de reconhecimento foram cancelados. E jogos importantes, como a eliminação do Brasil diante da Holanda, em Durban, tiveram cenas com tufos de grama se soltando.

 

Serviços

restaurante

Positivo: o custo de vida na África do Sul é barato para estrangeiros e permitiu que turistas planejassem uma Copa do Mundo gastando menos do que se gasta na Europa, continente que mais recebeu o torneio.

Negativo: o dia na África do Sul “acaba” às 22h. Encontrar estabelecimentos abertos depois desse horário foi uma saga, mesmo nos dias com jogos noturnos. E pontualidade não é o forte dos sul-africanos.

 

Hospitalidade/Povo

torcedor-sul-africano

Positivo: o povo sul-africano foi o diferencial positivo da Copa. O envolvimento foi maior que em outros torneios, segundo a Fifa. As pessoas se mostraram não só dispostas a ajudar, como fizeram questão de contribuir com pequenos gestos para resolver problemas alheios.

Negativo: a vuvuzela faz parte da cultura sul-africana e merece seu respeito, mas o barulho exagerado tirou a identidade das torcidas durante a Copa. A arquibancada deixou de ser um termômetro dos jogos. O som foi sempre o mesmo. A corneta foi bastante criticada.

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Para escritora nigeriana, a África é mal compreendida pelo Ocidente

As pessoas costumam ter pena do continente e olham...

Africanos devem escrever História dos países

Iva Cabral, filha de Amílcar Cabral, disse, na sexta-feira,...

Exército amplia ofensiva contra radicais islâmicos na Nigéria

Fonte: Uol-   O Exército da Nigéria aumentou ontem o...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=