África elege o seu primeiro deputado assumidamente gay

Zakhele Mbhele é ativista do movimento LGBT e, há seis anos, sonhava em se tornar um membro do Parlamento

Zakhele Mbhele é o primeiro deputado assumidamente gay eleito na África, nos últimos quinze anos. Membro do Parlamento, o político fez seu juramento na Assembleia Nacional da África do Sul na última quarta-feira. As informações são do site Mamba Online.

Segundo a publicação, aos 29 anos, Mbhele é ativista do movimento LGBT e, há seis anos, sonha em se tornar um membro do Parlamento.

Apesar de sua orientação sexual transformar sua eleição em um fato histórico, ele afirma que não quer ser resumido a somente isso. “Sei que é um fato histórico, mas não me defino como o ‘primeiro negro gay assumido do ministério’, sou muito mais que isso”, afirma ao site.

No entanto, o político espera que sua eleição ajude a estimular a auto estima de outros homossexuais. “Uma das coisas mais prejudiciais sobre homofobia é o seu efeito destrutivo sobre a auto-estima de um jovem que pertence à comunidade LGBT”, conta ele.

Mbhele disse ainda que vai dedicar seu mandato às questões LGBT, especialmente àquelas que afetam os gays e lésbicas em comunidades pobres.

Foto: Mamba Online / Reprodução

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

CNPq lança edital para pesquisas e parcerias com África francófona

Para estimular pesquisas de combate à desertificação na...

Destacado contribuição da mulher africana na luta contra discriminação

A ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva...

Chimurenga – a reinvenção da mídia africana

Em entrevista ao Projeto Afreaka, Graeme Arendse, diretor...

Vizinhos do Mali preparam plano para o envio do contingente militar africano

  Os chefes militares africanos reuniram-se esta terça-feira em Bamako,...

para lembrar

spot_imgspot_img

Copa Africana de Nações: África do Sul e Costa do Marfim avançam às semifinais

Nigéria e África do Sul, Congo contra Costa do Marfim. Essas serão as semifinais da Copa Africana de Nações, após os resultados das partidas deste...

A África do Sul tem razão

O fato de o Hamas ter cometido crimes brutais —o sequestro de civis israelenses, ainda em curso, é um deles— não exime Israel de prevenir genocídio, tampouco autoriza...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...
-+=