Afro-americanos são os mais ativos nos blogues

 

Os afro-americanos não são os principais consumidores de tempo na Internet mas são, sem dúvida, os maiores produtores de conteúdo em matéria de blogues, segundo um trabalho publicado no mais recente número da revista especializada ‘Information, Communication & Society’.

Realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Berkeley, o estudo abrangeu mais de 40 mil americanos entre 2002 e 2008, tendo sido complementado com uma atualização em 2011. Das suas conclusões resulta que, embora os afro-americanos sejam possuidores de menos portáteis e computadores pessoais, em média são criadores de blogues e dos seus conteúdos quase duas vezes mais do que os internautas brancos e hispânicos.

“Os afro-americanos consumem menos conteúdos online, mas quando estão online são os seus principais produtores”, explicou um dos responsáveis do estudo, a socióloga Jen Schradie.

“Embora 10% dos negros sejam bloggers em comparação com os 6% de brancos que o fazem” ao longo do período abrangido pelo estudo, e esse número tenha aumentado no último ano daquele período (2008), passando para 17% de negros em comparação com 9% de brancos, “as pessoas de maiores rendimentos e educação continuam a ser mais ativos como bloggers do que aqueles apenas com a escolaridade secundária”.

Embora o estudo não contemple a análise das causas desta tendência, Jen Schradie pensa que uma das chaves de interpretação para o facto resida “na marginalização dos afro-americanos dos principais media”. Os blogues estarão a servir “de plataforma de participação” social e isso motive uma maior mobilização.

 

Fonte: Vox

+ sobre o tema

“Papáveis” africanos disputam para suceder Bento XVI

Bento XVI apresentará sua renúncia oficial ao Pontificado...

Descolonização continua a ter «sentido negativo» para muitos portugueses

Quase quatro décadas depois, a palavra descolonização continua...

Europa caminha para o estado de mal-estar social

Tese é do sociólogo Boaventura Sousa Santos; ele...

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

para lembrar

Desastre eleitoral de Merkel, boas notícias para Hollande

"Triunfo do SPD na Renânia do Norte-Vestefália – Desastre...

Cientistas sul-africanos acham fósseis de ancestral do homem

Fragmentos em rocha podem pertencer a hominídeo encontrado em...

Depois de massacre, empresa ameaça mineiros sul-africanos com demissões

A empresa mineradora Lonmim pressionou neste domingo os...

Imigrantes: Brancos britânicos deixam de ser maioria em Londres pela primeira vez

A população de imigrantes saltou para três milhões em...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=