quinta-feira, agosto 18, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-americanos são os mais ativos nos blogues

Afro-americanos são os mais ativos nos blogues

 

Os afro-americanos não são os principais consumidores de tempo na Internet mas são, sem dúvida, os maiores produtores de conteúdo em matéria de blogues, segundo um trabalho publicado no mais recente número da revista especializada ‘Information, Communication & Society’.

Realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Berkeley, o estudo abrangeu mais de 40 mil americanos entre 2002 e 2008, tendo sido complementado com uma atualização em 2011. Das suas conclusões resulta que, embora os afro-americanos sejam possuidores de menos portáteis e computadores pessoais, em média são criadores de blogues e dos seus conteúdos quase duas vezes mais do que os internautas brancos e hispânicos.

“Os afro-americanos consumem menos conteúdos online, mas quando estão online são os seus principais produtores”, explicou um dos responsáveis do estudo, a socióloga Jen Schradie.

“Embora 10% dos negros sejam bloggers em comparação com os 6% de brancos que o fazem” ao longo do período abrangido pelo estudo, e esse número tenha aumentado no último ano daquele período (2008), passando para 17% de negros em comparação com 9% de brancos, “as pessoas de maiores rendimentos e educação continuam a ser mais ativos como bloggers do que aqueles apenas com a escolaridade secundária”.

Embora o estudo não contemple a análise das causas desta tendência, Jen Schradie pensa que uma das chaves de interpretação para o facto resida “na marginalização dos afro-americanos dos principais media”. Os blogues estarão a servir “de plataforma de participação” social e isso motive uma maior mobilização.

 

Fonte: Vox

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench