Afro-empreendedorismo e a importância da representatividade no mercado cosmético em debate

A Inoar Cosméticos realiza mais uma vez em São Paulo o Congresso Cabelo & Ciência. Nesta quinta edição, o encontro vai abordar o Afro-empreendedorismo no Brasil, o Cabelo afro – A força está nos cachos, e a importância da Representatividade no mercado cosmético, painel que contará com a presença da atleta de natação paraolímpica Maiara Barreto, da atleta de wrestling Aline Silva, do gestor da Casa Florescer Alberto Silva e do cabeleireiro especialista em cabelos crespos e cacheados Wally Custódio.

Do Paran@Shop

Pedro Ventura/Agência Brasília.

O congresso também irá apresentar estudos da área capilar para profissionais do setor com destaque para os protocolos de aplicação do Ácido Glioxílico. Liderada pela pesquisadora associada ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da UFSCar, onde coordena o Laboratório de Cosmetologia, Dra. Valéria Longo, a palestra “Cabelo afro. A força está nos cachos” abordará os aspectos peculiares da estrutura do cabelo afro e modificações físico-químicas, em sua estrutura, decorrentes de alisamentos básico (tioglicolato de amônio) e ácido (ácido glioxílico).

“O Brasil é considerado o maior laboratório de estudo de cabelos do mundo devido à diversidade de suas misturas étnicas. São inúmeras combinações de texturas, encaracolados e formas naturais. Assim, existe uma crescente necessidade de conhecimento da estrutura capilar resultante de diversos tratamentos químicos, segundo suas diferentes especificidades, para tratamentos cosméticos realmente assertivos. Neste painel, também apresentaremos nosso lançamento para exportação: o Shampoo Vegano Thermoliss, para uso profissional, que se destaca por ser um aliado na transição capilar, valorizando os cachos ou para múltiplos protocolos de uso, do cacheado ao liso”, afirma Inocência Manoel, da Inoar Cosméticos.

A Inoar é a empresa que lidera as pesquisas de redução de volume e alisamento com ácido glioxílico no mundo, sendo a responsável pelos pedidos de registro deste ingrediente como alisante/transformador, uma inovação no mercado cosmético.

Já na palestra “O Poder do afroempreendedorismo e o afroconsumo”, Adriana Barbosa, que é formada em gestão de eventos com especialização em gestão cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) da Eca – USP, e Presidente do Instituto Feira Preta e sócia da produtora cultural Pretamultimidia, discutirá com os participantes sobre o mercado afro-brasileiro e as expectativas em relação aos produtos cosméticos.

Para fechar o congresso, a Inoar Cosméticos convidou o Gestor da Casa Florescer, que atende 30 travestis e mulheres transexuais em situação de vulnerabilidade, Alberto Silva; a atleta de natação paraolímpica e farmacêutica formada pela USP, Maiara Barreto; a dona do melhor resultado no país na história do Wrestling, medalhista de prata no Mundial de 2014 e nona colocada nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Aline Silva; e o cabeleireiro especialista em cabelos crespos e cacheados e em transformação capilar, Wally Custódio; para discutir a importância da Representatividade no mercado cosmético, além de contar sua trajetória e falar da importância de se ver representados nos mais diferentes cenários.

“Ver os mais diferentes tipos de pessoas representadas por marcas e na mídia, não só permite sonhar e criar novas possibilidades para nossas vidas, como também ajuda a entender quem somos. É importante ver mulheres, negros, LGBTs, pessoas com deficiência e outros grupos ocupando mais espaços para que o sentimento de pertencimento ganhe cada dia mais e mais perfis, com toda sua complexidade, dentro da nossa sociedade”, reforça Inocência Manoel.

O evento, direcionado para profissionais do setor (farmacêuticos, cabeleireiros), acontecerá no dia 25 de junho, das 13h às 17h, no Estanplaza Paulista. Os participantes receberão certificado ao final do congresso.

5o Congresso Cabelo & Ciência

Dia 25 de Junho de 2018

Horário: 13h às 17h

Local: Estanplaza Paulista (Alameda Jaú, 497 – Cerqueira César, São Paulo)

www.inoar.com | (11) 4135-4555

Agenda 

13:00  Credenciamento e Composição da mesa solene 

13:30  Abertura 

13:40 – 14:00 Palestra “O Poder do afroempreendedorismo e o afroconsumo” – Adriana Barbosa                                                           

14:10-14:30  Palestra “Cabelo afro. A força está nos cachos – Dra. Valéria Longo – Universidade Federal de São Carlos                  

14:45-15:15  Break                                                                                                 

15:15-16:15  Painel Representatividade com Alberto Silva – ONG Florescer; Maiara Barreto – Farmacêutica e atleta de natação paraolímpica; Aline Silva – Atleta olímpica; e Wally Custódio – Hair Stylist                                                                                                        

16:45 – 17h   Encerramento                                                                                 

 

+ sobre o tema

Racismo causa ansiedade e depressão em vítimas, diz pesquisa

Quem sofre racismo com frequência e em situações variadas...

Terceirização: 70% dos deputados que representam o estado de SP votaram a favor

Dos 60 parlamentares que foram à Câmara, 42 concordaram...

Evento reúne micro e pequenos empresários negros em SP

Seminário Brasil Afroempreendedor debaterá sustentabilidade econômica de micro e...

Confira lista de concursos e oportunidades

Fonte: G1 -   Verifique abaixo os concursos...

para lembrar

Mulher, mercado de trabalho e desigualdade

O emprego e a renda são dois componentes que...

Racismo e sexismo persistem no mercado de trabalho de Salvador

Segundo o estudo, o rendimento médio da mulher negra...

Polícia Civil vai contratar 877 investigadores

Fonte: Jornal Agora-       A Polícia Civil abrirá, no próximo dia...

IBGE anuncia concurso para 191.972 vagas de recenseador

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=