Agora o samba é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de SP

O projeto de lei nº 922/13 da deputada estadual Leci Brandão que declara o Samba Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, nesta última semana foi sancionada pelo governador. A Lei nº 15.690 tem o objetivo de resguardar a história e valorizar o samba paulista, uma das mais importantes expressões culturais do nosso povo.

No Vermelho 

Segundo Tobias, presidente de honra da Vai-Vai, “Além de fortalecer a história do samba e valorizá-lo, tal como deve ser, é muito bem-vindo. Tudo que é realizado em prol de nossa cultura, principalmente, da cultura afro-brasileira é fundamental para reafirmar essa identidade tão característica do nosso povo.”

De acordo com o clássico sambista Geraldo Filme, autor do “Samba da Barra Funda”, Pirapora do Bom Jesus foi o berço das rodas de samba no estado em meados de 1908, embora pesquisas realizadas registrem batucadas em senzalas nos municípios de Piracicaba e Capivari por volta de 1722.

Apesar da forte tradição regionalista, em relação ao samba praticado no resto do país, representados em clássicos como Adoniran Rosa, Jorge Costa, Geraldo Filme, entre outros sambistas da terra da garoa, Tobias ressalta que a única diferença é o sotaque. “É como tomar uma caipirinha no Belém do Pará e outra no Rio Grande do Sul, é tudo caipirinha”, brincou.

O resgate dos valores e tradições de um povo que são as negro-africanas e o legado que gerou ao povo paulista, a fim de ser protegido e fortalecido na elaboração e políticas públicas que garantam sua preservação; a deputada Leci Brandão consolidou uma característica em seu mandato: a defesa da cultura.

Para Tobias, “a digníssima deputada faz jus a seu mandato, muito gente passa pela Assembleia Legislativa ninguém nem lembra, Leci não, ela mostra cotidianamente que vale ouro”. Finalizou o sambista. “Essa é uma grande vitória das comunidades de samba, agremiações carnavalescas e todas as comunidades negras do estado”, expressa o perfil da parlamentar no Facebook.

Isto é São PAulo

“Demônios da Garoa”
O seu samba hoje consciente,
Tem entrada franca, no Municipal,
E da aquele recital,
Para quem quiser apreciar,
Suas noites hoje, se aquecem com pandeiro,
Timba, cavaquinho e violão,
Depois o Carnaval, no Anhangabaú,
É samba em festa a desfilar.
Isto é São Paulo, meu Brasil…

 

Leia Também:

10 canções obrigatórias para entender o samba

+ sobre o tema

para lembrar

A segunda Morte de Castro Alves

por: Mário Maestri* Antônio de Castro Alves não vai bem de...

14 detalhes que talvez você tenha perdido no clipe do Childish Gambino

O clipe de "This is America" tem muitas mensagens...

Um Solo Para Solano – Espetáculo faz um mergulho na obra do poeta Solano Trindade

2016 já é um ano especial. Comemoro 15 anos...

Ellen Oléria, uma das homenageadas do Prêmio Rio Sem Preconceito, se apresenta no Teatro Rival

  A cantora Ellen Oléria, vendedora da última edição do...
spot_imgspot_img

 Interprete da trilha sonora da novela Renascer, Xenia França participa do disco de José James

Vencedora do Grammy Latino de 2023 com seu disco "Em nome da Estrela" e intérprete da canção “Lua Soberana”, trilha sonora da novela Renascer...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...
-+=