Álbum de Wayne Shorter com Milton Nascimento é disco influente que expandiu a música do compositor brasileiro pelo mundo

Morte do saxofonista de jazz, hoje aos 89 anos nos Estados Unidos, joga luz sobre a importância da gravação de 'Native dancer' em 1974.

A música monumental de Milton Nascimento extrapolou as fronteiras do Brasil ainda nos anos 1960. Tanto que o segundo álbum do artista carioca de alma musical mineira, Courage (1968), já foi direcionado para o mercado fonográfico dos Estados Unidos.

Ainda assim, a influência do álbum Native dancer (1975) – disco gravado por Milton como convidado do compositor e saxofonista norte-americano Wayne Shorter (25 de agosto de 1933 – 2 de março de 2023), ícone do jazz morto hoje nos Estados Unidos, aos 89 anos – foi determinante para expandir ainda mais o som do artista brasileiro pelo mundo.

Em Native dancer, Shorter se valeu da música original de Milton Nascimento para misturar o jazz com ritmos brasileiros em fusion pautada pela latinidade, alicerçada pela presença de músicos brasileiros no disco, como o pianista Wagner Tiso e como os percussionistas e bateristas Airto Moreira e Robertinho Silva.

Nada menos do que cinco das nove músicas do álbum Native dancer trazem a assinatura de Milton Nascimento. Algumas, como Ponta de areia (1974), parceria do compositor com Fernando Brant (1946 – 2015), eram novas na época da feitura do disco, gravado em 1974, em Los Angeles, Califórnia (EUA), e lançado em janeiro do ano seguinte.

Native dancer se tornou um disco instantaneamente influente e jamais perdeu essa característica ao encontrar novos ouvintes. Tanto que o grupo norte-americano Earth, Wind & Fire regravou Ponta de areia dois anos depois no álbum All ‘n all (1977), reapresentando a música com o nome de Brazilian rhyme.

O repertório de Native dancer reverberou em discos como Hybrido – From Rio to Wayne Shorter (2017), lançado pelo pianista carioca Antonio Adolfo há seis anos com repertório que incluiu dois temas apresentados por Shorter no álbum de 1975, Ana Maria e Beauty and the the beast.

Amigo de Milton Nascimento, Wayne Shorter se vai, mas deixa, entre o imenso legado musical, esse álbum que ajudou nomes como Esperanza Spalding a descobrir (e a se encantar com) a música inigualável de Milton Nascimento.

Capa do álbum ‘Native dancer’, de Wayne Shorter com participação de Milton Nascimento — Foto: Reprodução

+ sobre o tema

Álbum solo “Boogie Naipe” do Mano Brown é indicado ao Grammy Latino

Após anos de muita expectativa, o álbum de estreia...

Conheça Filhas do Pó, primeiro filme de uma cineasta negra distribuído nos Estados Unidos

Se Filhas do Pó fosse uma grande produção hollywoodiana,...

Conheça os nomes que deverão causar na cena musical em 2018

Entre IZA e Karol Conka, veja cinco artistas que...

Kendrick Lamar coloca soldados para marchar contra o racismo no Grammy 2018

Kendrick Lamar foi um dos grandes destaques da noite...

para lembrar

Jessye Norman

Jessye Norman nascida em Augusta, Georgia, em 15 de...

Beyoncé lança videoclipe com Nicki Minaj. Veja o vídeo!

Depois do lançamento do videoclipe de Taylor Swift, na...

Gilberto Gil concorre ao Grammy de melhor álbum de world music

Gilberto Gil está entre os concorrentes ao Grammy anunciados...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...
-+=