Alfinetar os negros: a fórmula encontrada por Mallu Magalhães para bombar na internet. Por Sacramento

A cantora Mallu Magalhães encontrou a fórmula para ficar em evidência na mídia em tempos de “feminejo”, onde sorayas & siriemas monopolizam o noticiário de música popular no Brasil.

Por Marcos Sacramento, do DCM

Não que ela tenha se reposicionado para soar mais parecida com as sertanejas, o que não seria necessariamente um retrocesso na qualidade da sua música. Longe disso, o som de Mallu continua o mesmo e a receita é bem conhecida: treta.

No “Encontro com Fátima Bernardes” desta sexta-feira, a cantora dedicou uma música “para quem é preconceituoso e fala que branco não pode tocar samba”.

A alfinetada foi em resposta à polêmica recente e até meio exagerada envolvendo o clipe de “Você Não Presta”, música do último trabalho da senhora Marcelo Camello.

O vídeo, cheio de dançarinos negros com o corpo brilhoso dançando de forma lasciva, provocou textões no Facebook, artigos de intelectuais do movimento negro e respostas de youtubers com acusações de apropriação cultural e reforço de estereótipos negativos dos negros por parte da cantora.

A polêmica, como tantas outras nesses tempos voláteis, durou menos de uma semana.

Vida que segue, Mallu comentou o assunto sentada no sofá da Fátima e deu a entender que aprendeu com as críticas e compreendeu o sentimento de quem se sentiu ofendido.

“A resultante disso foi muito interessante porque é uma discussão, um espaço de debate (…). Eu acho que isso foi um momento de educação até pra mim (…). O debate que se acendeu, os argumentos das pessoas, a gente aprende também, a gente não consegue prever a ferida dos outros (…). Pronto, eu aprendi com isso, acho que foi um momento de educação para todos nós”, disse Mallu, ao lado da jornalista e ativista negra Maíra Azevedo.

Minutos depois, ela pegou o violão, soltou uns acordes e passou um pano branco nas próprias palavras conciliatórias ditas pouco antes. Foi soltar a tesoura voadora e ficar entre os assuntos do momento. Missão cumprida.

 marcos-sacramento-200x300

Marcos Sacramento
Marcos Sacramento, capixaba de Vitória, é jornalista. Goleiro mediano no tempo da faculdade, só piorou desde então. Orgulha-se de não saber bater pandeiro nem palmas para programas de TV ruins.

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Comércio entre Brasil e África cresce 416% em 10 anos

  Os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio...

Gay pode colocar parceiro como dependente no IR

Receita Federal aprovou parecer com origem em pedido...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

Nos EUA e no Brasil, o “mal” são sempre os outros. Nunca nós mesmos

''Nós devemos manter o 'mal' fora de nosso país!'' Por Leonardo...

Obama ‘perdoa’ peru e o livra do forno à véspera de Ação de Graças

Presidente cumpriu tradição na Casa Branca com as filhas,...

Aquilo que não te mata torna você mais forte

Fonte: The New York Times - Mary J. Blige...

A menina pobre que viveu em caverna no Brasil e virou escritora de sucesso na Suécia

"Christiana, me prometa uma coisa. Aconteça o que acontecer...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=