Aliada à Educação, literatura juvenil conta história do povo negro

Segundo a professora doutora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Maria Anória, estudiosa da área de Literatura Afro-Brasileira, o número de livros que abordam a temática racial, direcionados para crianças e jovens, aumentou bastante. Mas, de acordo com a pesquisadora, há também inúmeros “afro-oportunistas”, escritores não envolvidos com as relações étnico-raciais, mas que “aproveitam” o tema para se favorecer dentro da lógica do capitalismo, do lucro. “Muitos destes livros não rompem com os preconceitos raciais e com a visão equivocada de África. Há muitos afro-oportunistas”, frisa.

Do Correio Nagô

Imagem Retirada do site: http://correionago.com.br

A doutora Narcimária Luz também afirma que a literatura infanto-juvenil, que menciona assuntos sobre raça cresceu no Brasil, mas pontua que há “deformações”. “Por conta da lei n. 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio, muito se produziu sobre o tema. Muitas “deformações” viraram clássicos, mas não possuem nenhum vínculo com a comunidade africana, afro-brasileira, pois os autores inserem personagens negros a partir de uma visão euro-americana”, esclarece a autora de Obá Nijó, livro infanto-juvenil que conta a história de um menino, filho de africanos, que nasceu em Itapuã, na Bahia do começo do século XIX.

A professora Taísa Sena diz que leva para a sala de aula livros que se referem à cultura africana. Por um desses materiais, trabalhados na escola pela docente, trazer informações sobre o candomblé, a pedagoga disse que já foi “ameaçada” por uma mãe evangélica. “Ela disse que eu estava desrespeitando a religião dela porque eu falei, na sala de aula, sobre a religião de matriz africana”, menciona. Taísa ressaltou que percebeu a identificação dos alunos com o livro. “É importante esse tipo de discussão. Precisamos trabalhar as diferenças. Então, temos de trabalhar estas questões”, conclui.

A educadora Mileide Santos comenta, para o Portal Correio Nagô, que não é fácil levar a temática racial para a sala porque sempre há “choques”. “Os alunos do local que eu ensino são, em grande maioria, católicos ou evangélicos. É fácil se perceber o racismo. Por eu usar uma indumentária étnica, muitos, no início, não quiserem me aceitar como professora. O tema [preconceito] ronda a escola porque há muitas cenas de racismo. Eu trabalho muito com eles sobre isso, mas é um processo lento e contínuo”, acrescenta.

africas-e-diasporas
Imagem Retirada do site: http://correionago.com.br

Maria Anória diz que é preciso formar mais professores “aliados com a luta para desativar esta ‘bomba’ que é o racismo, que corrói a nossa sociedade ao longo do tempo”, diz. Em 2014, Maria Anória lançou, pela editora EDUNEB, o livro “Áfricas e Diásporas na Literatura Infanto-Juvenil no Brasil e em Moçambique”, resultado da sua tese de doutoramento.

Racismo sala de aula – Em 2013, no estado de Amazonas, um grupo de estudantes se recusou a fazer trabalho sobre a cultura afro-brasileira. Neste ano, 2015, esta notícia tem sido muito veiculada nas redes sociais. Sobre essa questão, a doutora Narcimária Luz diz que com a lei 10.639 está encontrando terreno fértil para abordar a temática racial. “Há algumas décadas era impossível falar sobre o assunto. A lei está aí para desarmar. O negócio é não abrir mão dela. Antigamente, o racismo, na sala de aula, era feito na hipocrisia. Agora, é realizado a partir da violência”, argumenta.

+ sobre o tema

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

Bolsistas do ProUni dizem ser vítimas de preconceito

Luísa Ferreira Estudante da PUC-SP diz ter sido chamada...

Curso aborda história e culturas africanas e afro-brasileira: 80 vagas

Danilo OliveiraNúcleo de JornalismoAssessoria de Comunicação ...

Filhos recebem estímulo em casa para estudar mais

Quando pisou pela primeira vez na universidade, nem ela...

para lembrar

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...

MEC pode aplicar outro Enem aos alunos prejudicados

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro Exame...

Enem: resultados sairão nesta sexta-feira

  Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

MEC anuncia piso de R$ 1,1 mil para professores

Por: Demétrio Weber BRASÍLIA - O Ministério da...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=