Aliados de Alckmin ‘debandam’ e se reúnem com Mercadante na Câmara

Nem mesmo aliados do prefeito Gilberto Kassab (DEM) apostam muito em Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Nesta segunda-feira, 07/06, o candidato Aloizio Mercadante (PT) reuniu-se para um café da manhã com vereadores e líderes de bancada do DEM, PTB e PP, partidos que – em tese – apoiam a candidatura do tucano.

Também participaram vereadores de siglas aliadas ao PT e à Dilma Rousseff, como PR, PC do B, PDT e PRB. Ao todo, 22 parlamentares foram ao encontro do petista. Para os apoiadores de Mercadante, esta é, por um lado, uma demonstração simbólica da força da campanha do petista, e, por outro, da inconsistência da candidatura tucana ao governo do estado.

 

Na saída do encontro, o presidente da Casa, Antonio Carlos Rodrigues (PR), elogiou a familiaridade de Mercadante com as dificuldades enfrentadas pelo município. “Ficamos abismados com conhecimento do senador sobre os problemas da cidade.” Mercadante, por sua vez, afirmou que “é muito importante ouvir os vereadores para encontrar soluções, já que eles têm uma vivência muito grande dos maiores desafios da cidade”.

 

Nos bastidores, o que se diz é que a adesão de vereadores do chamado Centrão – bloco de parlamentares que vota independentemente, mas já apoiou o governo em algumas ocasiões – é reflexo da falta de empenho de Kassab na candidatura de Alckmin. Segundo fontes próximas ao democrata, o chefe do Executivo apenas faz o que entende que Alckmin está fazendo com Serra, ou seja, não se empenhando de maneira alguma na campanha do tucano a presidente. Assim como Alckmin não quer ser associado a José Serra, Kassab liberou os vereadores da base aliada para apoiarem quem acharem melhor.

 

Não que a movimentação dos parlamentares do Centrão surpreenda os petistas. “Todo mundo sabe do antagonismo do Kassab e do Alckmin, e o próprio Goldman (governador do estado, Alberto Goldman) já disse que o Alckmin não era nenhum candidato dos sonhos do PSDB”, lembra o coordenador da campanha de Mercadante, Emídio de Souza. Além do mais, os próprios vereadores reclamaram da falta de inicativa de Alckmin. Recentemente, Milton Leite, do DEM, reclamou na imprensa que não foi procurado por ele; o líder da bancada do DEM na Casa, Carlos Apolinário, declarou apoio à candidatura de Netinho de Paula (PC do B) para o Senado. Ausente na reunião de ontem, Apolinário não disse, contudo, se apoiaria Alckmin para o governo de SP.

 

 

Fonte: Brasil Confidencial

+ sobre o tema

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

O cabelo dos meninos pretos – por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Algo de sinistro acontecia com os...

Folha cometeu fraude jornalística com pesquisa sobre Temer, revela site

O jornalista Glenn Greenwald revela, no site The Intercept,...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

É só alegria! Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Os dias eram pré-carnavalescos no Rio...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=