Aliados de Alckmin ‘debandam’ e se reúnem com Mercadante na Câmara

Nem mesmo aliados do prefeito Gilberto Kassab (DEM) apostam muito em Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Nesta segunda-feira, 07/06, o candidato Aloizio Mercadante (PT) reuniu-se para um café da manhã com vereadores e líderes de bancada do DEM, PTB e PP, partidos que – em tese – apoiam a candidatura do tucano.

Também participaram vereadores de siglas aliadas ao PT e à Dilma Rousseff, como PR, PC do B, PDT e PRB. Ao todo, 22 parlamentares foram ao encontro do petista. Para os apoiadores de Mercadante, esta é, por um lado, uma demonstração simbólica da força da campanha do petista, e, por outro, da inconsistência da candidatura tucana ao governo do estado.

 

Na saída do encontro, o presidente da Casa, Antonio Carlos Rodrigues (PR), elogiou a familiaridade de Mercadante com as dificuldades enfrentadas pelo município. “Ficamos abismados com conhecimento do senador sobre os problemas da cidade.” Mercadante, por sua vez, afirmou que “é muito importante ouvir os vereadores para encontrar soluções, já que eles têm uma vivência muito grande dos maiores desafios da cidade”.

 

Nos bastidores, o que se diz é que a adesão de vereadores do chamado Centrão – bloco de parlamentares que vota independentemente, mas já apoiou o governo em algumas ocasiões – é reflexo da falta de empenho de Kassab na candidatura de Alckmin. Segundo fontes próximas ao democrata, o chefe do Executivo apenas faz o que entende que Alckmin está fazendo com Serra, ou seja, não se empenhando de maneira alguma na campanha do tucano a presidente. Assim como Alckmin não quer ser associado a José Serra, Kassab liberou os vereadores da base aliada para apoiarem quem acharem melhor.

 

Não que a movimentação dos parlamentares do Centrão surpreenda os petistas. “Todo mundo sabe do antagonismo do Kassab e do Alckmin, e o próprio Goldman (governador do estado, Alberto Goldman) já disse que o Alckmin não era nenhum candidato dos sonhos do PSDB”, lembra o coordenador da campanha de Mercadante, Emídio de Souza. Além do mais, os próprios vereadores reclamaram da falta de inicativa de Alckmin. Recentemente, Milton Leite, do DEM, reclamou na imprensa que não foi procurado por ele; o líder da bancada do DEM na Casa, Carlos Apolinário, declarou apoio à candidatura de Netinho de Paula (PC do B) para o Senado. Ausente na reunião de ontem, Apolinário não disse, contudo, se apoiaria Alckmin para o governo de SP.

 

 

Fonte: Brasil Confidencial

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

A Carta e o SUS

Há problemas, mas nenhum país de mais de 100...

Senado aprova criminalização de dirigir sob efeito de álcool

Dirigir sob efeito de qualquer nível de concentração de...

Pare de chorar negro! REAJA! Por Marcos Romão

O neoliberalismo, os incentivos prometidos e a boa massagem...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=