“O Brasil está liderando o mundo”, diz Bill Clinton

Por: Renata Moura – Repórter

 

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, ressaltou agora a noite, em palestra realizada em Natal, o crescimento explosivo do Brasil e o aumento da força política do país ao longo dos últimos anos. “O Brasil está liderando o mundo”, disse. De terno escuro, camisa branca e gravata azul, ele sacou do bolso os óculos de grau e falou, por aproximadamente 40 minutos, sobre educação e temas como conjuntura mundial, Haiti e HIV/AIDS. A palestra, que marcou o início das comemorações pelos 30 anos da Universidade Potiguar (UnP), foi iniciada uma hora e meia após o previsto. Clinton não concedeu entrevista. Respondeu apenas a três perguntas selecionadas, feitas por estudantes.

 

No discurso, o ex-presidente ressaltou a liderança do Brasil na luta contra o aquecimento global e em frentes como a produção de biocombustíveis. Por outro lado, alertou que quanto mais bem sucedida é a indústria de biocombustíveis, mais se requer cuidados para evitar efeitos colaterais como a possível destruição de florestas. “Se o mundo continuar a aquecer, como está atualmente, coisas ruins vão acontecer. Nos resta saber quão ruim isso essas coisas serão”, comentou.

 

Por meio da William J. Clinton Foundation, que criou, ele desenvolve ações em prol do combate às mudanças climáticas, do crescimento econômico sustentável na África e na América Latina e ajuda a pessoas com HIV/AIDS a terem acesso a medicamentos necessários ao combate dos efeitos da doença. “O Brasil pagou por medicamentos à população que tem AIDS. Também foi o primeiro país da América Latina com mais de 98% das crianças matriculadas na escola primária”, disse, apontando que pretende buscar fontes de recursos para desenvolver trabalho parecido no Haiti.

 

Durante a palestra, Bill Clinton também falou sobre a atual conjuntura mundial, destacando problemas como a crise da Grécia, que vem causando problemas a outros países, e sobre a tensão no Oriente Médio, com o programa nuclear iraniano. “Existem muitos desafios nesse novo mundo”, disse.

 

Para o ex-presidente, o mundo é desigual e instável. Munido de uma série de estatísticas , ele destacou que metade da população vive hoje com menos de 2 dólares americanos por dia, que 1 bilhão de pesoas vive com menos de 1 dólar por dia e que uma em cada quatro mortes em 2010 será causada por doenças como Aids, tuberculose, malária ou infecções adquiridas pelo consumo de água contaminada.

 

Co-presidente do Comitê de reconstrução do Haiti, Clinton falou sobre a pobreza em que vive e vivia a população mesmo antes do terremoto que matou milhares de pessoas este ano. “‘Antes do terremoto, mais de 2/3 da população desse país vivia com menos de dois dólares por dia e 85% das pessoas não tinham energia elétrica em casa”, informou à platéria, formada por empresários, convidados e políticos.

 

Clinton se dirigiu várias vezes a estudantes que participaram, frisando que o mundo oferece mais oportunidades agora do que jamais ofereceu, por causa da explosão do compartilhamento de informações e dos avanços científicos.

61058

A viagem a Natal foi incluída no roteiro que ele traçou para conferir a quantas andam as ações de sua fundação, na América do Sul.

 

 

Fonte: Tribuna do Norte

 

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Diário de bordo: Minha experiência com a droga da Crackolândia

No início da semana prometemos apresentar uma série de...

Procura-se um salvador da pátria

No país do imediatismo as retinas se embaçam quando...

Índia diz que emergentes resistiram juntos à pressão na COP 15

Um ministro da Índia disse nesta terça-feira que o...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=