Alice Portugal: Leci Brandão é um exemplo para as brasileiras

Em discurso durante a sessão especial A Mulher e o Poder Político, na tarde desta quinta-feira (14/6), na Câmara Municipal de Salvador, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) emocionou a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) ao mencionar a história de vida da colega e do seu exemplo para as mulheres brasileiras. O evento, promovido pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), debateu a importância da representação feminina no poder político para a superação das desigualdades de gênero.

Alice, que também é secretária Estadual de Políticas para as Mulheres do PCdoB, parabenizou Olívia Santana pela sessão e agradeceu a Câmara de Vereadores por ter acolhido a temática do encontro. “Esta Casa tem sorte, pois tem uma dupla de luta aqui, minhas companheiras Olívia e Aladilce, vereadoras do PCdoB. Olívia não poderia tratar deste assunto sem a presença de Leci Brandão, uma mulher guerreira e combativa”, afirmou.

 

“Política é a arte de conviver, convencer para transformar. Estamos às vésperas de uma eleição municipal e precisamos trabalhar a ideia de líderes reais”, disse Alice, ao acrescentar que “as mulheres são a maioria da população, dos eleitores, dos professores e profissionais concursados. Na base da pirâmide social são as mulheres negras que carregam o Brasil nos ombros. É hora de dar voz e vez para as mulheres.”

De acordo com a Opinião Interparlamentar da ONU (Organização das Nações Unidas), 17,2% é o índice de mulheres parlamentares no mundo e nas Américas, o valor é de 19,5%. “Na Câmara de Deputados, dos 513 parlamentares apenas 45 são mulheres. Para que essa estatística mude, é necessário constituir reformas políticas de empoderamento das mulheres”, finalizou a deputada federal.

Bastante emocionada, Leci Brandão agradeceu o convite para participar do encontro e disse que as mulheres estão querendo mais espaço no poder político. Na ocasião, ela mencionou a Casa Legislativa de São Paulo, que conta com apenas 12 deputadas dentre as 94 cadeiras legislativas. “E, dentre as 12 deputadas estaduais, sou a única negra”, afirmou.

Leci acredita ser necessária uma mudança na mentalidade dos partidos políticos em relação a um maior apoio às mulheres. “É preciso que os partidos ofereçam uma infraestrutura para que sejamos eleitas e criem fundos para isso. Nós queremos sim participar da política do nosso país, mas precisamos de ajuda.”

Olívia Santana acredita que a discussão não se resume apenas a questão eleitoral. “Queremos o empoderamento das mulheres em diferentes áreas. A luta é por equidade, por políticas públicas para as mulheres e contra o racismo. Tudo isso busca garantir a igualdade entre as partes em uma sociedade que é tão diversa. As mulheres precisam romper as amarras, vencer a timidez e não permitir que o medo as imobilize.”

A vereadora disse que mesmo com a cota de 30% para as mulheres, o número de mulheres na política ainda é pequeno. “Aqui na Câmara de Vereadores de Salvador, das 41 vagas existentes, apenas seis são ocupadas por mulheres”, concluiu Olívia.

A sessão teve início com a apresentação musical da artista Graça Onassilê. Após isso, a presidente do Instituto Mauá, Emília Costa Almeida, entregou um buquê de flores a Leci Brandão em nome das artesãs beneficiadas pelo instituto. Após isso, a representante da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Arielma Galvão, falou um pouco sobre o Programa de Pró-equidade de Gênero e Raça desenvolvido pela secretaria e que chega a quarta edição.

Na ocasião, o integrante do grupo de Pró-equidade da Secretaria da Administração do Estado, Antônio Carlos Lordelo, falou que dentro do governo estadual o número de mulheres é superior ao de homens, mas elas estão predominantemente na base e não os cargos de direção e chefia.

A sessão especial aconteceu no Plenário Cosme de Farias da Câmara de Vereadores de Salvador e contou com a participação da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), da secretária Estadual de Mulheres do PT, Antônia Garcia, artistas e diversos representantes de movimentos sociais da Bahia.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro

 

 

Fonte: PCdoB

+ sobre o tema

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=